Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Gengibre Pode Fazer Mal à Saúde?

Já falamos aqui no Receita Natural sobre os vários benefícios do gengibre. Ele ajuda na digestão, fortalece as defesas do organismo, tem ação anti-inflamatória e ainda é emagrecedor. Por ser um alimento termogênico, o gengibre acelera o metabolismo, fazendo com que gastemos mais calorias durante o dia, facilitando a perda de peso.

Segundo pesquisas, o consumo de gengibre pode aumentar o gasto calórico em até 10%, o que explica o seu efeito emagrecedor.

Mas apesar desses benefícios, existem várias dúvidas em relação ao consumo do gengibre. Muito se fala sobre ele ser prejudicial para a saúde, porque dentre seus efeitos, poderia elevar a pressão arterial ou causar problemas no aparelho digestivo. Será que esses comentários são verdadeiros? Para acabar de vez com a polêmica, levantamos informações resumidas sobre as possíveis contraindicações ao comer a raiz.

Tudo em Exagero Faz Mal

Até mesmo os alimentos e ervas naturais podem fazer mal à saúde se forem ingeridos em excesso ou de forma incorreta. Essa regra também vale para o gengibre.

Gengibre

Mesmo sendo benéfico, o gengibre deve ser consumido com cautela

Se você tomar muito chá feito com a raiz, é possível que sinta agitação, insônia e mesmo palpitação. O consumo excessivo do alimento também causará um desconforto estomacal, gases e má digestão. Em pessoas saudáveis, esses são os grandes riscos de se consumir o gengibre. O problema maior, na verdade, ocorre em indivíduos que já possuem algum tipo de doença, como veremos a seguir.

Gengibre Para Hipertensos

Pessoas que tem a pressão alta devem evitar o consumo do gengibre. Isso acontece porque a raiz tem substâncias que aceleram o metabolismo e aumentam a vasodilatação e, por isso, ela pode agravar quadros de hipertensão arterial.

Se você é hipertenso, o ideal é não consumir o alimento, nem produtos feitos com ele, a não ser com a devida recomendação médica e moderalção. Mas quem está com a pressão regulada não precisa ter medo de comer gengibre. Nesse caso, a aceleração do metabolismo tende a ser benéfica e não há risco do gengibre causar hipertensão em uma pessoa saudável.

Durante a Gravidez

É sempre importante salientar que as grávidas devem ter muito cuidado com o uso de chás e produtos naturais, independente do tipo. Em muitos casos, ele podem levar ao aborto espontâneo ou afetar o desenvolvimento normal do feto. Portanto, fique sempre atenta ao que consome e como consome para evitar problemas.

Mais especificamente sobre o gengibre, ele pode ser perigoso porque tem efeito abortivo, principalmente nos primeiros meses da gestação, quando o feto ainda está se formando. Além disso, muitas grávidas costumam sofrer com a pressão alta durante a gestação, que pode ser piorado com o consumo da raiz, aumentando os riscos na hora do parto.

Como o gengibre pode agravar o quadro hipertenso, o melhor é evitar consumi-lo até que o bebê nasça.

Receitas e Naturais em seu email