Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Dicas Para Aproveitar os Benefícios dos Chás

Os leitores que acompanham o Receita Natural já são “grandes conhecedores” dos chás e plantas medicinais. Estamos sempre em busca de novas informações para o blog, a fim de orientar pessoas interessadas em saber mais sobre saúde, beleza e natureza.

Os chás, como sempre enfatizamos, podem ser benéficos para o organismo, desde que sejam preparados corretamente. Pensando nisso, hoje preparamos algumas dicas para você aproveitar melhor os benefícios das ervas. Siga as sugestões e se beneficie ainda mais com o poder das ervas.

Chá

Chá: faça do jeito certo?

Comprando Chás

No supermercado, encontramos diversas marcas de chás industrializados (aqueles vendidos em sachês). Eles costumam ser saborosas, mas não temos como nos certificar a respeito da qualidade das ervas utilizadas no preparo. Por isso, o melhor é comprar a erva em lojas especializadas e seguir as medidas recomendas para fazer o chá em casa.

Modo de Preparo

Na hora de fazer o seu chá, é muito importante seguir exatamente o processo indicado na receita. A quantidade, o tempo de infusão (ou cozimento) e os ingredientes são fundamentais para o resultado obtido com o consumo. Exceto em alguns casos, o chá deve ser tomado sem açúcar, mel ou adoçante. Colocar leite também pode prejudicar os princípios ativos da bebida.

Temperatura do Chá

De um modo geral, os chás podem ser consumidos mornos ou frios. Para doenças respiratórias, como tosse e bronquite, o efeito será mais rápido se a bebida estiver quente. Já para os chás calmantes ou para insônia, o melhor é consumi-los mornos. Se o problema for de origem digestiva, a mistura fria é mais recomendada.

Outras Dicas:

  • Evite deixar colheres de metal dentro da xícara;
  • Jamais guarde o chá de um dia para o outro, mesmo na geladeira;
  • A bebida preparada fresca é mais benéfica do que a guardada em garrafa térmica;
  • Os chás derivados da camellia sinensis contêm cafeína e devem ser evitados à noite;
  • Se o chá for tomado com objetivo de emagrecimento, o uso de limão, canela e cravo pode melhorar o sabor e potencializar o efeito emagrecedor.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email