Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

5 Dicas Naturais Para Tratar a Rouquidão

Normalmente os sintomas da rouquidão não estão ligados a nenhuma causa muito grave, por esse motivo, na maioria das vezes, o simples repouso da voz tende a recuperá-la por completo. Justamente por se tratar de um sintoma simples é possível empregar recursos naturais para intensificar o tratamento e consequentemente acelerar a recuperação.

Conheça as opções naturais de alimentos e atividades que são indicados para esse tipo de tratamento e como prepará-los para garantir que os recursos benéficos à saúde sejam aproveitados em sua totalidade. Confira!

Ao se submeter a esses pequenos detalhes, é esperado que a rouquidão melhore dentro de poucos dias. As causas tradicionais e consideradas simples, que portanto não demandam à visita ao médico, entre outras, são: Gripe e resfriado; Irritações na região da garganta; Exposição prolongada à temperaturas baixas e Esforço excessivo da voz.

Indicações para a Rouquidão

  1. Como já foi falado anteriormente, o principal tratamento para a rouquidão é o repouso da voz. Por esse motivo evite ao máximo falar e quando for necessário, fale baixo;
  2. Controlar a temperatura dos alimentos, isso ocorre porque o consumo de bebidas ou comidas muito quentes, ou muito frias tendem a irritar a região interna da garganta. Essa irritação física pode piorar o sintoma e agravar a rouquidão;
  3. Fazer gargarejos com água morna e sal, pois a temperatura da água tende a relaxar a região e o sal presente na mistura possuí a capacidade de limpar a área e evitar possíveis infecções;
  4. Um alimento indicado para esse tratamento é a maçã, portanto consuma maçã com casca durante o período em que estiver repousando a voz;
  5. Evitar se submeter a baixas temperaturas e tratar doenças como gripe e resfriados também costumam melhorar a rouquidão, já que essas costumam ser causas originárias do sintoma.

Quando ir ao Médico?

No geral, a rouquidão não está ligada a nenhuma causa grave, por isso não é necessário que você vá ao médico sempre que apresentar esse sintoma. É importante, apenas, ficar alerta quando a rouquidão se apresenta de maneira constante ou recorrente.

Em casos onde o tratamento indicado aqui ou apenas o repouso da voz não resultarem em melhoras significativas é valido considerar que a causa do sintoma não seja tão comum. Nessa situação procure um médico e busque encontrar a verdadeira causa da rouquidão. Alguns dos problemas mais sérios que podem estar ligados à dificuldade em emitir a voz, esses problemas são:

Saiba como tratar a Rouquidão em casa.

  • Alterações hormonais;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Alergias respiratórias;
  • Tosse seca;
  • Hipotireoidismo;
  • Estresse, ansiedade;
  • Cirurgia ao coração ou na região da garganta;
  • Entre outros.

Cuidados com o consumo de chás

O consumo de chás pode ser indicado apenas em situações onde a rouquidão estiver ligada a irritações ou inflamações na área da garganta.

Apesar de oferecer alívio, fique atento à temperatura do líquido antes de consumir. É muito importante que ele esteja morno o suficiente para auxiliar no alívio da irritação local mas que não esteja quente a ponto de agravá-la.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email