Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Cuidado Com a Cartilagem de Tubarão

Pesquisando hoje sobre os possíveis tratamentos para doenças reumáticas, me deparei com as incríveis propriedades da cartilagem de tubarão. Como a página era de um vendedor do produto, não me deixei levar pelas informações. Afinal, quem quer vender pode aumentar e até mesmo inventar dados. Uma dica que eu dou para os leitores é: sempre desconfie do que você lê, principalmente se tiver dinheiro envolvido.

Voltando à cartilagem de tubarão, me lembro que há algum tempo eu li um artigo do Dr. Drauzio Varella que falava sobre o tal “ingrediente milagroso”. Para quem estiver interessado, recomenda a leitura do texto: Toma, que é bom pra gripe. Lá, o médico discute a eficácia de alguns remédio alternativos que prometem curar quase tudo, mas sem qualquer estudo que comprove sua eficácia. Esse é o caso da cartilagem de tubarão.

Cartilagem de Tubarão

Cartilagem de Tubarão

Cura o Câncer?

O mito em torno da cartilagem de tubarão começou na década de 80, quando um estudo mostrou que os tecidos cartilaginosos do peixe eram capazes de conter a multiplicação de capilares sanguíneos. Daí, veio a dedução de que a substância poderia prevenir o câncer, já que os tumores multiplicam os capilares para serem irrigados de sangue. Ou seja, uma especulação sem fundamentos científicos.

Mas como tudo pode ser convertido em dinheiro e não há, na maior parte dos países, meios eficazes de regulação de medicamentos alternativos, alguém achou que era uma boa ideia investir em propaganda e vender a cartilagem de tubarão como forma de combate ao câncer. Isso começou nos Estados Unidos, mas rapidamente se espalhou por outros lugares e muitas pessoas devem se lembrar de que o suposto remédio também foi amplamente vendido no Brasil.

Outras Indicações

Atualmente, a cartilagem de tubarão ainda é comercializada, mas para outros fins. Indica-se a pomada e o pó (que pode ser misturado aos alimentos) para tratar as doenças reumáticas, como artrose e artrite, bem como a psoríase e outros problemas semelhantes. Mais uma vez, o problema é a falta de estudos consistentes que comprovem esses benefícios. Existem pessoas que utilizam o tratamento e observam bons resultados, mas, cientificamente falando, não existe uma explicação para esses casos.

Além disso, algumas pesquisas apontam para possíveis malefícios do consumo da cartilagem de tubarão. Alguns cientistas da Universidade Miami observaram que os tecidos cartilaginosos contêm uma substância tóxica para o nosso organismo, a neurotoxina. Ela poderia aumentar a ocorrência do Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas. O estudo ainda precisa ser desenvolvido, mas esse já é um bom motivo para ficar com um “pé atrás” em relação à cartilagem de tubarão e outros remédios milagrosos.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email