Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Parar de Fumar Sem Engordar

Uma pesquisa recente mostrou que o número de fumantes no Brasil diminui consideravelmente nos 9 anos – e eu tenho orgulho de contribuir para esses dados. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 10,8% dos brasileiros mantém o hábito do tabagismo, o que representa uma redução de 30,7% em relação ao levantamento feito 9 anos atrás.

As estatísticas revelam que a população de fumantes está se reduzindo principalmente entre os jovens, mas existem também as pessoas que deixaram de fumar nesse período.

Uma questão de saúde

Não há dúvidas que deixar de fumar traz diversos benefícios para a saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. Além disso, várias outras doenças surgem devido ao hábito de fumar, como apontam diferentes estudos. Por isso, é fundamental que os fumantes procurem alternativas para largar o cigarro de vez. Como ex-fumante, entendo perfeitamente o quanto é difícil abandonar o vício, mas o foco deve estar sempre na saúde.

Parar de fumar sem engordar

Parar de fumar sem engordar

Parar de fumar engorda?

Para muitos fumantes, o medo de engordar torna o processo ainda mais complicado. O ganho de peso é relatado entre várias pessoas que deixaram o cigarro e pode ser explicado cientificamente. Primeiramente, as substâncias contidas no cigarro, sobretudo a nicotina, fazem com que o metabolismo se acelere lentamente. Assim, o corte dessas substâncias pode desacelerar o metabolismo e contribuir para o aumento de peso.

Outro problema é que o cigarro interfere no paladar. Depois que paramos de fumar, o organismo volta a sentir o gosto e o cheiro da comida de forma mais intensa, o que pode fazer com que a pessoa coma mais. Esse processo geralmente ocorre nas primeiras semanas após a parada. Aos poucos, o organismo vai voltando ao normal e passamos a comer normalmente.

Por fim, é preciso considerar a questão da ansiedade. Pessoas ansiosas estão mais suscetíveis ao fumo e também ao ganho de peso. Em muitos casos, o cigarro é usado para controlar o nervosismo, mas, na ausência dele, a comida vem substitui-lo. Para os ansiosos, o processo deve ser acompanhado de tratamentos alternativos para controlar a ansiedade, evitando, assim, o ganho de peso.

Dicas para não ganhar peso:

  • Quando decidir parar de fumar, comece uma atividade física que possa ajudar no controle da ansiedade;
  • Se sentir muita dificuldade, procure auxílio psicológico pelo menos durante o processo de abandonar o tabagismo;
  • Não substitua o cigarro por comida em excesso;
  • Procure consumir chás e alimentos que ajudem a reduzir a ansiedade;
  • Sempre que tiver vontade de fumar, tome um copo de água gelada bem lentamente;
  • Fique de olho na qualidade dos alimentos que você consome.
Receitas e Naturais em seu email