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Como Não Ficar Com Sono Durante o Dia

Você já deve ter ouvido a informação de que toda pessoa adulta precisa dormir 8 horas por dia. No entanto, novos estudos mostram que o tempo de sono necessário para garantir descanso varia de acordo com a pessoa. Na prática, isso significa que alguém pode ter uma boa qualidade de vida dormindo apenas 5 horas por noite enquanto outro indivíduo necessita de 9 ou 10 horas de sono.

Dormir a quantidade de tempo que o corpo precisa é o primeiro passo para não sentir sonolência durante o dia. Porém, mesmo pessoas que dormem satisfatoriamente pode sofrer com o cansaço e a sensação de que precisa de uma “soneca”.

Está cada vez mais claro para os especialistas que dormir é algo essencial para a nossa saúde. Uma pessoa que não dorme as horas de sono necessária ou, pior, quem não tem qualidade de sono ao se deitar, pode acabar com sérios problemas de saúde.

As noites mal dormidas podem trazer problemas físicos como ganho de peso, perda de concentração, mal funcionamento do sistema imune e, consequentemente, a diminuição na expectativa de vida. Existem ainda os problemas de relacionamento que costuma surgir por causa da irritabilidade comum em pessoas que dorme mal.

Quem sempre sente cansaço, boceja durante o dia ou tem olheiras fundas precisa tomar um pouco mais de cuidado ao dormir e também no cotidiano. Essa sensação constante de sono pode ser amenizada com algumas mudanças simples que podem ser seguidas por qualquer pessoa.

Bocejar é algo comum em pessoas cansadas

Bocejar é algo comum em pessoas cansadas

Atividade Física

A primeira dica para não ficar com sono durante o dia é fazer exercícios. Eles ajudam a melhorar a qualidade do sono, além de regularem o funcionamento metabólico. A atividade causa certo cansaço no fim do dia, o que ajuda a combater a insônia, mas também dá mais disposição. Estudos mostram ainda que a perda de peso pode ser fundamental para melhorar a sensação de cansaço. O ideal é evitar que o exercício seja feito durante a noite, muito próximo da hora de dormir, pois a agitação pode causar o efeito contrário ao desejado.

Lista de Tarefas

Quanto temos muita coisa para fazer no trabalho, na faculdade ou no dia a dia, é muito comum que comecemos a pensar em todas elas antes de dormir. Esse é um efeito da ansiedade que interfere diretamente na qualidade do sono. Para solucioná-lo, o ideal é planejar essas tarefas durante o dia, bem antes de se deitar. Com a rotina do dia seguinte organizada, o cérebro conseguirá se desligar mais facilmente para uma noite de descanso.

Estímulos Antes de Dormir

Você tem uma TV no quarto? Costuma usar o notebook ou tablet antes de dormir? Pois saiba que esses hábitos podem tornar sua noite de sono menos eficiente. Aparelhos eletrônicos tendem a estimular o funcionamento do cérebro, fazendo com que ele fique mais ligado. Até mesmo um livro pode ser prejudicial se a história for muito envolvente ou gerar algum tipo de agitação. Sons, luzes e qualquer tipo de estímulo devem ser evitados. Cerca de 1 hora antes de ir se deitar comece a fazer somente atividades relaxantes. Isso ajudará o corpo a descansar.

Ambiente Silencioso e Escuro

Você já ouviu falar em ciclo circadiano? O nosso relógio biológico é profundamente influenciado por estímulos externos com luz e temperatura, assim como outros seres vivos. O organismo tende a se regular por esses estímulos. É por isso que dormimos durante a noite, quando a luz do sol vai embora, e acordamos quando ela surge. Existem variações e adaptações, mas não podemos ignorar o quanto esses fatores externos interferem no cotiano e, claro, no sono. Um ambiente com temperatura amena e pouco luz é o ideal para a hora de dormir.

O sono reparador ajuda a combater a sensação de cansaço

O sono reparador ajuda a combater a sensação de cansaço

Problemas Respiratórios

Os problemas respiratórios como a asma, a bronquite e a rinite podem ser responsáveis por problemas de sono. Essa dificuldade ao respirar causa outros males como o ronco e a apneia, que tornam o sono muito fragmento. O resultado é que mesmo depois de dormir a noite toda a pessoa acorda com a sensação de que não descansou. O ideal é procurar um médico para verificar com anda o sistema respiratório. Problemas podem surgir no decorrer da vida sem que sejam observados. Somente o especialista poderá verificar as causas e indicar o melhor tratamento.

Rotina

O corpo precisa de horários rígidos para funcionar melhor. Se você almoça cada dia num horário ou dorme em vários momentos do dia, por exemplo, o organismo fica “desordenado”. Precisamos nos educar para ter uma rotina diária, como horários para todas as atividades. Não precisa ser absolutamente sistemático, mas são essas pequenas ordenações que possibilitam que o corpo aja de forma orquestrada. O horário de verão é um bom exemplo. No começo o corpo leva um tempo para se acostumar, mas depois de alguns dias voltamos a fazer tudo como antes.

Alimentação

A alimentação é importantíssima para o funcionamento do organismo e, por isso, tem relação direta com o sono. O que comemos e bebemos durante o dia pode fazer com que o descanso à noite seja maior ou menor. Bebidas estimulantes com o café e o chá preto são muito usadas por quem quer despertar. De fato, elas podem dar mais disposição durante um período de tempo, mas depois o sono pode voltar ainda pior. Chás relaxantes, como o de camomila, são indicados para antes de dormir. Comidas muito pesadas devem ser evitadas.

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