Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como diminuir os Sintomas do Estresse?

Acordar triste, mal humorado ou um pouco mais irritado é normal, principalmente em momentos complicados da vida. No entanto, esses sinais podem indicar problemas maiores quando se tornam constantes e sem motivos aparentes.

O estresse, por exemplo, é um problema de saúde bastante sério, que pode interferir consideravelmente no cotidiano de quem sofre com ele. Porém, como não existem sintomas físicos aparentes, a doença é geralmente tratada como algo meramente emocional e sem consequências.

O que nem todos sabem é que o estresse está ligado ao aparecimento de outros problemas de saúde, como infartos, derrames, pressão alta, infecções e gastrite. Além disso, a perda na qualidade de vida faz com que o estresse seja um dos grandes males da contemporaneidade.

Como Tratar o Estresse?

O tratamento do estresse vai depender muito dos sintomas apresentados por cada pessoa. Nos casos mais leves, simples mudanças nos hábitos diários podem fazer muita diferença. Uma boa alimentação, atividade física e exercícios relaxantes costumam ajudar bastante.

Se o problema for um pouco mais sério, um médico poderá indicar o uso de medicamentos para combater o nervosismo e a ansiedade. Hoje em dia, esses remédios são menos prejudiciais porque não causam dependência nem têm tantos efeitos colaterais, mas ainda assim devem ser usados com cautela.

Estresse

Roer as unhas é um sinal de nervosismo e estresse

Vida Mais Tranquila

É praticamente impossível fugir de situações estressantes no trabalho ou no trânsito, mas a forma como lidamos com essas coisas faz muita diferença. Quem está parado no congestionamento, por exemplo, pode ficar profundamente irritado ou simplesmente respirar fundo, colocar uma boa música para tocar e tentar relaxar.

Ter uma vida mais tranquila é fundamental para combater o estresse. Nem sempre nos lembramos de fazer atividades relaxantes diariamente, como cuidar de plantas, ler um bom livro, caminhar por um parque ou outras coisas semelhantes. Mesmo com a falta de tempo, é essencial reservar um momento do dia para descansar e sentir prazer.

Importância da Alimentação

A alimentação ocupa um papel importantíssimo no combate ao estresse e à ansiedade. Por um lado, alimentos açucarados e estimulantes como café, refrigerantes e doces pode agravar a sensação de nervosismo. Mas existem também aqueles que ajudam a aliviar os sintomas do estresse. Veja uma lista de alimentos que não podem faltar na vida de uma pessoa estressada:

Alface

alface é um alimento poderoso para quem anda muito nervoso. Ela contém substâncias como a lactucina e a lactupicrina, que atuam em nosso organismo como calmantes naturais. Uma dica é sempre usar as folhas juntamente com os talos, que contém maior concentração dessas substâncias.

Banana

A banana contém em sua polpa aminoácidos conhecidos como triptofanos. Eles são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e participam, juntamente com o magnésio, a niacina e a vitamina B3, da produção de serotonina. A serotonina, para quem não saber é um neurotransmissor que ajuda a equilibrar o humor e melhorar o sono. Por isso, comer banana diariamente pode ser interessante em casos de estresse.

Banana

A banana é um dos alimentos que combate o estresse

Castanha do Pará

A castanha do pará tem gorduras do bem, antioxidantes e alto teor de selênio. Esse mineral é muito importante para as funções cerebrais e ajuda a combater os sintomas da ansiedade. O mais incrível é que apenas 1 castanha do pará por dia já garante a quantidade necessária de selênio para que você aproveite esses benefícios.

Espinafre

Alguns vegetais verde escuros, como o espinafre o brócolis, são fonte de vitaminas e minerais que melhoram o funcionamento do sistema nervosos. Eles contêm potássio, fosfato, ácido fólico e magnésio, bem como vitaminas A, C e do complexo B. Essa combinação é excelente para atenuar a ansiedade e o nervosismo, sobretudo se o consumo for dos vegetais for feito com regularidade.

Laranja

A vitamina C da laranja não é apenas boa para prevenir a gripe. Ela também inibe a produção do cortisol, um hormônio diretamente ligado aos sintomas do estresse. Além disso, os nutrientes da laranja também atuam como relaxante muscular, previnem a sensação de fadiga  e estimulam o bom funcionamento do sistema nervoso.

Maracujá

O maracujá tem fama de calmante, mas, na verdade, apenas as folhas desempenham esse papel. Por isso, a melhor forma de se acalmar com maracujá é preparando um chá com suas folhas. Elas contêm alcaloides e flavonoides que atuam como analgésico e relaxante muscular.

Peixe e Frutos do Mar

Os peixes e frutos do mar são fonte de dois minerais importantes: o zinco e o selênio. Eles diminuem a sensação de fadiga e a ansiedade porque agem diretamente sobre o cérebro. A dica é consumir esses alimentos pelo menos duas vezes por semana, juntamente com outros itens dessa lista.

Vitaminas do Complexo B

Em momentos de estresse, nosso organismo passa a utilizar a glicose de forma desordenada, às vezes queimando a proteína dos músculos para garantir energia. Por isso, é fundamental incluir na dieta alimentos que contenham vitaminas do complexo B, como leite, queijo, amêndoas, carnes, ovos, banana e aveia.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email