Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Acabar Com o Colesterol Ruim

Apesar do título do texto, não é possível acabar com o colesterol, pois nosso organismo o produz e dele depende. O que ocorre, e pode ser problemático para a saúde é elevação dos níveis de colesterol acima do recomendado. Nesse caso, é preciso tomar algumas medidas para voltar os índices para o nível normal, a fim de evitar problemas em decorrência desse desequilíbrio.

Colesterol LDL e HDL

Falando um pouco mais sobre as gorduras existentes no organismo, é preciso separar os dois tipos principais de colesterol. O LDL é o chamado colesterol ruim. Ele recebe essa alcunha porque é o responsável pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, causando problemas cardiovasculares como o infarto e o derrame. Já o colesterol HDL é o bom, pois ajuda a manter os níveis de gordura no organismo. Ele contribui para o metabolismo do LDL pelo fígado, impedindo seu acúmulo pelo organismo. Assim, é necessário manter bons níveis colesterol HDL e LDL, sem excessos.

Diminuir o Colesterol

Quando uma pessoa é diagnosticada com o colesterol alto, é preciso que ela faça mudanças drásticas nos hábitos de vida para combater o problema. Essas mudanças passam pela alimentação mas também por outras esferas do cotidiano. Veja algumas dicas:

Evitar Gorduras

Essa é a mais óbvia das dicas, mas não tem como fugir dela. As gorduras devem ser evitadas ao máximo por quem tem o colesterol alto. Frituras, embutidos, carnes gordurosas, leite integral e outros alimentos desse tipo não devem ser consumidos.

Comer Fibras

Os alimentos ricos em fibras são bastante indicados para diminuir o colesterol. Durante a digestão, eles dificultam a absorção de gorduras pelo organismo, ajudando no controle dos índices de colesterol no sangue. Cereais integrais, frutas e verduras precisam fazer parte do cardápio.

Colesterol alto

Colesterol alto: veja as dicas para proteger seu coração

Fazer Exercícios

A prática de exercícios físicas traz muitos benefícios para a saúde. A atividade reduz os índices de gordura no corpo, o que é fundamental para o controle do colesterol. Caminhada, corrida, natação, hidroginástica e bicicleta são ótimas opções.

Tomar Chás

Os chá derivados da planta Camellia Sinensis, como o chá preto e o chá verde, são ótimos para aquelas pessoas que estão com o colesterol acima do indicado. Os antioxidantes contidos nessas ervas dificulta a formação de placas de gordura no interior das artérias.

Ingerir Gordurar Boas

Como dissemos antes, as gorduras boas ajudam a diminuir os índices do mau colesterol. Elas podem ser encontradas nos óleos vegetais (como o azeite e óleo gergelim), nas oleaginosas (nozes e castanhas) e nos peixes água fria.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email