Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Antialérgicos Naturais

As alergias respiratórias podem ser mais comuns no inverno, quando ficamos mais tempo em espaços fechados. O contato com alérgenos, como poeira, ácaro, pelo e fumaça, causa dificuldade para respirar, irritação no nariz, tosse, coriza,  entupimento das vias respiratórias, pigarro e outros sintomas. Para aliviar esses sintomas, vários produtos naturais podem ser usados. Veja uma lista com alguns antialérgicos que você pode ter em casa.

Água

Um estudo feito com um grupo de mulheres mostrou beber muita água pode ajudar a reduzir os sintomas das alergias. Em 38% das mulheres pesquisadas, observou-se a diminuição dos sinais alérgicos quando elas estavam bem hidratadas. Muito possivelmente, essa relação também pode ser observada nos homens, mesmo que as porcentagens variem um pouco. Por isso, quem sofre mais com as alergias deve tomar muita água diariamente. A recomendação dos especialistas é de 8 a 10 copos por dia, sem contar sucos, chás e líquidos obtidos através dos alimentos. Para saber mais sobre os benefícios da água, sugerimos a leitura do artigo Importância da Água Para a Nossa Saúde.

Alergias

Muitos produtos naturais podem aliviar os sintomas das alergias

Chá Verde

Os benefícios do chá verde vêm sendo demonstrados por diversas pesquisas, mas são recentes as descobertas em relação a alergias. Cientistas notaram que o chá contém um importante antioxidante chamado epigalocatequina-galato (EGCG), capaz de bloquear a produção de histamina e imunoglobulina. Como essas duas substâncias estão diretamente ligadas aos sintomas desagradáveis das alergias, o consumo do chá é ótimo para quem está numa crise alérgica mais amena. O ideal é tomar de duas a três xícaras do chá verde por dia nos momentos de crise.

Maçã

A maçã já se mostrou benéfica no controle de problemas relacionados ao pulmão. Além disso, ela contém um flavonoide chamado de quercetina, que possui diversas propriedades. Ela é antioxidante, anti-inflamatória e antialérgica, sendo capaz de aliviar boa parte dos sintomas da alergia respiratória. Além da maçã, a quercetina é encontrada nas cebolas, couve-flor, nozes e no chá preto. Todos esses alimentos devem ser consumidos com regularidade por pessoas alérgicas para que se evite as reações alérgicas. Durante as estações mais secas e frias, o cuidado deve ser redobrado.

Chá de Urtiga

A urtiga não é causadora de alergia? Sim, o contato com as folhas pode levar a irritações na pele, mas a planta contém substâncias antialérgicas importantes. Os indígenas utilizam a urtiga para combater diversos problemas de saúde, incluindo as reações alérgicas, e esse conhecimento antigo já conta com comprovação científica. O chá de urtiga ou as cápsulas produzidas com o extrato da folha combatem as alergias sem interferir fortemente no funcionamento do organismo. Isso quer dizer que o uso da planta não causa tantos efeitos colaterais, apesar de ser bastante eficaz.

Cápsulas de Bromelina

A bromelina é uma substância encontrada na casca do abacaxi. Ela é muito usada na fabricação de remédios porque tem ação anti-inflamatória e antialérgica, ajudando a combater problemas como a tosse, a bronquite e a asma. Para quem sofre com problemas respiratórios, o ideal é tomar uma cápsula de bromelina de  5.000 mcu todos os dias, de preferência com o estômago vazio. O medicamento é vendido em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais. Vale a pena consultar um médico ou nutricionista antes de optar pelo uso da bromelina.

Esse é o nasalpote, que limpa as vias respiratórias e combate os sintomas da rinite e da sinusite

Esse é o nasalpote, que limpa as vias respiratórias e combate os sintomas da rinite e da sinusite

Allium Cepa

A homeopatia costuma apresentar bons resultados no tratamento de alergias (palavras de quem já experimentou e aprovou o tratamento homeopático). O allium cepa é um dos medicamentos indicados para combater os sintomas das alergias respiratórias. As cápsulas são feitas com substâncias da cebola, que possui propriedades antibiótica e anti-inflamatória. A melhor maneira de utilizar as cápsulas é procurando um médico homeopata, que poderá verificar qual é o quadro da sua alergia e indicar a quantidade adequada para o seu caso. Geralmente o tratamento é feito com 3 pastilhas dissolvidas sob a língua a cada 15 minutos nas primeiras horas e depois 3 pastilhas divididas ao longo do dia. Essa recomendação, no entanto, requer cuidados pois pode variar em cada indivíduo.

Água e Sal

Por último, mas não menos importante, a solução salina. Misturar um pouco de água com sal e limpar as vias áreas é ótimo para combater os sintomas das alergias respiratórias. Você já ouviu falar do nasalpote? Trata-se de um recipiente feito especialmente para essa limpeza do nariz. Ele é vendido em farmácias e se assemelha a uma pequena chaleira, com um biquinho para você derramar a solução salina em uma narina. Depois de passar pelas vias respiratórias, a água sairá pela outra narina, levando consigo catarro e microrganismos que podem ser prejudiciais. O nasalpote é inspirado em um utensílio indiano que serve para o mesmo fim. Quem tem crises de rinite, sinusite alérgica e outras problemas semelhantes pode se beneficiar bastante com as limpezas feitas com o nasalpote.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email