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Alimentos que Emagrecem

Quem não gostaria de emagrecer comendo bem? É um sonho para muitas pessoas, não é mesmo? Pois saiba que isso é perfeitamente possível. Existem alimentos que além de fazer bem à saúde, ajudam você a perder peso. Isso acontece porque alguns alimentos deixam a gente mais saciado, ou seja, com a sensação de “barriga cheia”, fazendo com que comamos menos.

O programa Globo Repórter exibido em Outubro de 2011 tratou justamente sobre o assunto: alimentos que ajudam a emagrecer. As reportagens mostraram como a escolha dos alimentos é fundamental para o emagrecimento. Ficou claro que para muitos profissionais da nutrição, a quantidade de calorias ingeridas é menos importante do que a qualidade do que comemos. De acordo com a nutróloga Jane Corona:

“A maioria das pessoas geralmente se preocupa com calorias. Isso é um erro alimentar, porque muitas vezes você escolhe um alimento pouco calórico, mas que não dá saciedade. O importante para quem realmente quer perder peso é consumir aquele alimento que a digestão é mais demorada. A pessoa fica mais tempo sem fome” (Fonte: G1 – Globo Repórter).

Nesse sentido, quem quer emagrecer deve optar por alimentos que dão mais saciedade e, por isso, reduzem a fome ao longo do dia.

Sacietógenos

Alimentos que emagrecem

Alimentos que emagrecem

Os alimentos que dão mais saciedade são chamados de sacietógenos. O nome parece estranho, mas esses alimentos são bastante conhecidos do público em geral: banana, abacate e feijão estão na lista dos amigos da dieta. Em geral, esses alimentos são ricos em fibra, principalmente as do tipo solúvel. Esse tipo de fibra se dissolve na água, formando uma substância semelhante a um gel, que nos deixa mais saciado, além de dificultar a absorção de gorduras e carboidratos.

Alimentos que ajudam a emagrecer

Além dos sacietógenos, outros alimentos podem ajudar no emagrecimento. Os que tem função diurética contribuem para a eliminação de toxinas e líquidos desnecessários. Já os antioxidantes aceleram o metabolismo, colaborando para a queima de gorduras e calorias. Ainda temos os alimentos termogênicos, que aumentam a temperatura do corpo, acelerando a queima de gorduras. Veja alguns alimentos que não podem ficar de fora da sua dieta:

  • Aveia: é rica em fibras solúveis, que aumentam a sensação de saciedade e possui substâncias que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue;
  • Azeite de oliva: é rico em gorduras boas, que melhoram o funcionamento do organismo e ainda auxiliam na queima de calorias;
  • Canela: apenas uma pitadinha de canela ajuda a diminuir a fome ao longo do dia, pois controla os níveis de insulina no sangue;
  • Chá verde: além de nos deixar mais saciados, o chá verde acelera o metabolismo, facilitando a queima de gorduras pelo nosso organismo;
  • Maçã: funciona como alimento diurético e combate os radicais livres;
  • Outros alimentos:
    • abacate
    • feijão
    • cebola
    • jiló
    • pepino
    • abobrinha
    • cacau
    • café.

E não se esqueça de fazer também exercícios físicos, para acelerar a queima de gordura e tonificar os músculos.

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