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Alimentos que Melhoram o Bom Colesterol

Estamos acostumados a ouvir sempre que temos que reduzir o colesterol para manter uma boa saúde, mas o que muita gente não sabe é que existem dois tipos de colesterol: o bom (HDL) e o ruim (LDL). O bom colesterol precisa estar em quantidade certa no organismo para o seu bom funcionamento, enquanto mau colesterol precisa ser sempre reduzido.

Para reduzir o mau colesterol, é importante evitar o consumo de gorduras, principalmente as frituras. Mas hoje ensinaremos como fazer para melhorar a taxa do HDL no sangue, que é o bom colesterol. É aconselhável que a taxa de HDL no sangue seja superior a 60 mg/dL. O bom colesterol diminui as chances de um AVC, infarto e outras doenças cardiovasculares. É importante ressaltar que temos que manter a taxa de HDL regulada, pois não basta somente reduzir o mau colesterol para evitar essas doenças.

Alguns alimentos têm a propriedade de melhorar o bom colesterol, e é deles que falaremos hoje.

Alimentos Ricos em Fibras

Para aumentar a taxa de HDL no sangue, é importante consumir bastante fibra. As verduras são riquíssimas em fibras, que além de aumentar o bom colesterol ajudam o intestino a funcionar melhor, eliminando também algumas toxinas. Tente comer mais verduras nas suas refeições diárias.

As frutas com casca também possuem muitas fibras. É o caso das maçãs, peras, ameixas e pêssegos, por exemplo. Inclua essas frutas em sua dieta diariamente e terá um resultado favorável na taxa de HDL.

Fontes de Gorduras Boas

Com certeza você já ouviu falar nos alimentos que possuem a chamada “gordura boa”. É que nem toda gordura faz mal. Esses alimentos possuem um tipo de gordura que é essencial para o bom funcionamento do corpo, e uma de suas características é aumentar a taxa do bom colesterol.

Dentre esses alimentos, podemos citar a azeitona e o azeite, além de frutas como o abacate e o coco, que são ricas em gorduras boas. Algumas sementes também são uma ótima fonte de gorduras boas, como as sementes de girassol e as amêndoas. Faça a ingestão desses alimentos regularmente, sem exageros.

Inclua peixes, verduras e sementes em sua alimentação diária para aumentar o bom colesterol

Ômega 3

Os alimentos que possuem ômega 3 são ideias para aumentar o bom colesterol. Os peixes são a principal fonte de ômega 3, por isso deveriam ser consumidos pelo menos uma vez por semana. Alguns desses peixes são a sardinha, a truta, o bacalhau e o atum com pele.

Alimentos Ricos em Vitamina B

A vitamina B é essencial para aumentar a taxa de HDL no sangue, por isso é importante consumir os alimentos que possuem esta vitamina. Podemos encontrá-la nas carnes brancas, como o peixe e o frango, na clara do ovo, no queijo branco e nos vegetais.

Evite Bebidas Alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas favorece o aumento do mau colesterol, além de reduzir a taxa de HDL. Por isso, é sempre bom evitar a ingestão de álcool. A quantidade recomendada por dia é no máximo uma pequena taça de vinho. Nesse caso, pode ser até favorável ao equilíbrio do colesterol, mas que isso será prejudicial.

Faça Exercícios Físicos!

Além de uma boa alimentação, a fim de diminuir o mau colesterol e aumentar o bom, é preciso também deixar o sedentarismo de lado. A prática de atividades físicas é super importante para regular o colesterol, além de evitar várias doenças. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados, como a corrida, caminhada, bicicleta e natação.

Por isso, vista uma roupa confortável, escolha uma atividade física que goste, e comece a se exercitar!

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