Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Compressa Quente ou Fria: Qual É Melhor para Tendinite?

A tendinite é uma inflamação nos tendões, estruturas semelhantes a cordas que ligam os ossos e os músculos. Como o tendão é menos resistente que os ossos e menos flexível que os músculos, ele costuma ser o primeiro a dar sinais de problemas quando fazemos um esforço muito grande.

No início, pode parecer um desconforto, mas com o passar dos anos, a inflamação tende a piorar por causa da má circulação na região. Por isso, pessoas idosas podem e tendem apresentar mais episódios de tendinite, além das doenças reumáticas.

Tratamento da Tendinite

Para o tratamento da tendinite, assim como de qualquer outra doença, o ideal é procurar um médico. Ele poderá fazer uma avaliação da situação com os devidos exames para indicar o melhor anti-inflamatório para cada caso da doença. Além disso, ele poderá recomendar o uso de compressas caseiras que podem ser uma boa opção para aliviar a dor e melhorar a irrigação sanguínea no local.

A dúvida que surge, no entanto, é: devemos usar compressa quente ou fria?

Tendinite

As dores no pulso podem ser causadas pela tendinite

Compressa Quente

A compressa quente tem a função de aliviar as inflamações enquanto ocorrem. Ela estimula a circulação sanguínea no local inflamado fazendo com que o sangue, responsável por levar células de defesa, chegue até o local com mais eficiência.

Por isso, o calor feito a partir de compressas é muito bom para conter não só o processo inflamatório, mas também o inchaço que costuma acompanhar as inflamações.

Compressa Fria

A compressa fria, por sua vez, tem ação anestésica. Ela é mais indicada para o momento logo após a lesão, porque comprime os vasos sanguíneos locais e diminui a dor que pode estar sentindo. Além disso, o inchaço momentâneo pode ser impedido pela aplicação de gelo logo em seguida, assim como a formação de edemas no local.

Pode alternar compressa quente e compressa fria?

A alternância entre os tipos de compressa fria e quente é chamado de contraste. Esse tratamento mais “radical” serve para estimular rapidamente a circulação sanguínea no local, agindo como uma massagem. Se o processo inflamatório for mais grave, ele será aliviado com maior rapidez usando a técnica do contraste.

Compressa Para Tendinite e como tratar os sintomas

Com essa explicação, fica mais fácil entender o funcionamento das compressas em nosso organismo.

A compressa quente é mais indicada para inflamações, como é o caso da tendinite. Se a dor for muito intensa, você também pode optar pelo contraste. As compressas de gelo podem aliviar a dor no local e também funcionam em conjunto com anti-inflamatórios.

Repousar o tendão inflamado é essencial para combater o problema, pois se o esforço causador for permanente, você não melhorará. Encaixe o repouso com exercícios de fortalecimento muscular que podem ajudar a evitar que a tendinite se torne persistente.

Antes de fazer atividades que exigem muito de seu corpo, lembre-se da importâncias dos alongamentos e sempre respeite o limite da dor para não agravá-la e favorecer o aparecimento de uma inflamação.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email