Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tenha Uma Horta Com Plantas Medicinais em Casa

Todo mundo tem em casa um pequeno kit de primeiros socorros e alguns medicamentos. Algo semelhante pode ser feito com uma horta de plantas medicinais. Elas podem ajudar a tratar alguns problemas de saúde mais leves. Com o plantio correto e cuidados diários, é possível colher folhas, flores e raízes para o preparo de chás e outros remédios naturais.

Alecrim

O alecrim é uma planta medicinal riquíssima em propriedades. Além de ser um poderoso digestivo natural, ele também pode ser usado para aliviar dores reumáticas e tratar doenças respiratórias. Por ter ação antibacteriana, ele também pode ser usado no tratamento de algumas infecções.

Como Plantar o Alecrim?

Para ter alecrim em sua horta, você pode optar por cultivar as sementes ou mudas. As mudas são melhores porque crescem mais facilmente. Ela gosta de sol e, por isso, deve ser plantada em um local com bastante incidência de raios solares a maior parte do dia. O broto deve fica 2/3 dentro da terra e 1/3 fora da terra. Depois que crescer, retire os ramos e deixe secando à sombra antes de fazer o chá de alecrim.

Horta

Veja como ter uma horta de plantas medicinais em sua casa!

Alho

Ele está muito presente em nossa alimentação, o que é particularmente positivo para a saúde. O alho tem várias propriedades benéficas, pois atua como um antibiótico natural. Ele pode ajudar no controle dos níveis de colesterol, reduzindo, assim, o risco e doenças cardiovasculares. Além disso, fortalece as defesas do organismo.

Como Plantar Alho?

O alho não é muito difícil de ser cultivado, porque cresce em praticamente qualquer tipo e solo. O dente brotado deve ser plantado a cerca de 5 cm de profundidade em terra bem úmida. Quando aparecerem flores, é preciso cortá-las para que a planta se dedique a produção dos dentes de alho.

Babosa

A babosa é excelente para a saúde e também traz muitos benefícios para a pele e os cabelos. O gel contido nas folhas é cicatrizante, sendo indicado para tratar ferimentos e queimaduras. Se consumo pode melhorar os níveis do colesterol e fortalecer as defesas naturais do organismo, devido à presença de substâncias benéficas. A aplicação sobre o couro cabeludo pode combater problemas como a caspa e ajuda no crescimento dos fios.

Como Plantar Babosa?

A babosa sobrevive melhor em locais secos e quentes. Ela não precisa de muita água e requer exposição constante aos raios solares. O plantio é feito por meio de uma muda. Depois que as folhas estiverem suficientemente grandes, você poderá cortá-las para retirar o gel, lembrando que a parte verde externa é tóxica para o organismo humano.

Camomila

A camomila é muito indicada para tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, ela também pode ser usada para aliviar dores de cabeça e cólicas. Recentemente, estudos comprovaram ainda que a camomila tem efeito positivo sobre os níveis de glicose em diabéticos. O melhor de tudo é que o chá feito a partir das flores é muito saboroso.

Como Plantar Camomila?

As sementes da camomila devem ser plantadas durante a primavera. Elas podem ser espalhadas pelo canteiro úmido e depois socadas para quem fiquem debaixo da terra, mas não muito profundas. A terra deve ser regada com frequência para manter a umidade. O chá é feito com as flores secas. Colha-as e deixe secar à sombra.

Alcaçuz

O alcaçuz tem como principal propriedade o efeito expectorante. Por isso, o chá feio com a planta é indicado para tratar problemas respiratórios como a tosse e as dores de garganta. A planta não é muito comum aqui no Brasil, mas pode ser cultivada com os devidos cuidados. Para o preparo do chá, utiliza-se a decocção da raiz.

Como Plantar Alcaçuz?

As mudas devem ser plantadas a cerca de 3cm de profundidade. O ideal é que o solo seja rico em matéria orgânica e bem drenado. Por ser uma planta que pode alcançar até 90 cm de altura, o ideal é plantá-la em hortas abertas ou vasos grandes. Após o crescimento, retira a raiz, corte-a ao meio e deixe secando por 6 meses. Depois é preciso triturar a raiz seca para obter o pó de alcaçuz.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email