Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Plantar Salsinha

A salsinha ou salsa é um planta bastante consumida aqui no Brasil. Ela tem um sabor levemente picante, além de muito aroma. Por isso, costumamos salpicar um pouco da folha fresca picada aos alimentos já prontos para dar cor e temperar o prato.

Além de ser muito gostosa, a salsinha também contém minerais importantes, vitaminas e potencial antioxidante. Para aproveitar todos os benefícios trazidos pelo consumo da erva, vale a pena ter pelo menos um pé de salsinha em casa, mesmo que seja cultivado em um vaso.

Como Plantar?

O primeiro passo para plantar a salsinha em casa é adquirir as sementes. Elas podem ser compradas em casas agrícolas e até mesmo em supermercados. Para uma horta totalmente orgânica, é preciso comprar a semente orgânica. Geralmente esse tipo de produto custa um pouco mais caro e pode ser adquirido em lojas especializadas.

A salsinha pode ser facilmente cultivas em vasos, jardineiras e hortas pequenas. O ideal é usar terra rica em matéria orgânica, combinando com um pouco de compostagem (clique no link para aprender a fazer a compostagem em casa). Os vasos para cultivo em espaços menores não pode ser muito pequeno. Ele precisa ter, pelo menos, 30 cm de profundidade.

Mudas de salsinha cultivadas em vasinhos

Mudas de salsinha cultivadas em vasinhos

O local onde a erva será cultivado precisa ser bem iluminado, recebendo luz solar de 4 a 6 horas por dia, mas não nos horários mais quentes. Assim, se você pretende plantar a salsinha em apartamento, a dica é observar onde bate mais sol e aproveitar a luminosidade de janelas maiores, varandas e sacas.

Crescimento e Colheita

As sementes de salsinha levam algum tempo para germinar. Por isso, você não precisa se assustar caso nenhum brotinho apareça após algumas semanas do plantio. O período de até 6 semanas para a germinação é normal. Para acelerar o processo, você pode colocar as sementes de molho em água morna de uma dia para o outro antes de espalhá-las na terra.

A salsinha precisa de água, mas não em grande quantidades. O ideal é que você sempre observe como está a terra antes de irrigar. Ela precisa se manter úmida, porém sem estar encharcada. Coloque o dedo na terra e se ela ainda estiver grudenta, não é preciso molhar mais.

Um pé de salsinha pode chegar a 70 cm de altura. No entanto, é melhor colher os ramos quando ela atingir de 12 cm a 16 cm. Para atingir esse tamanho a planta leva, em média, de 60 a 90 dias. Ao colher, procure não retirar mais que 1/3 das folhas para não matar a planta. Sempre retire também o caule onde as folhas crescem.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email