Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Plantar Manjericão

O manjericão é uma erva aromática bastante utilizada na culinária italiana e, especialmente acompanhando molhos vermelhos. Além do sabor, as folhinhas de sabor e aroma agradáveis preserva diversas propriedades benéficas.

Por conter vitaminas A, C e K, bem como ferro, cálcio, magnésio e potássio, o manjericão pode prevenir doenças, fortalecer as defesas do organismo e retardar o envelhecimento celular precoce. A vitamina K, que não é muito conhecida, favorece a coagulação do sangue, sendo indicada para quem sofre com hemorragias.

Para aproveitar os benefícios da planta, nada melhor que cultivá-la em casa. Assim, você garante a qualidade da erva, evita agrotóxicos e custos desnecessários, bastando ir até o quintal ou varanda de casa para colher essa delícia saudável.

Ela se dá melhor em locais mais quentes e com chuva abundante. Para cultivar em espaços internos, o ideal é escolher o local que receba bastante luz do sol o dia todo. O manjericão pode ser facilmente plantados em pequenas hortas, caixotes ou vasos, mesmo em apartamentos. O custo da muda fica em torno de R$2,50 e a colheita das folhas é feita a cada 60 dias.

Manejericão

Veja como plantar manjericão em sua casa

Plantio das Mudas

Se sua ideia é cultivar o manjericão em grandes áreas e quantidades, sugerimos que você procure um engenheiro agrônomo para orientar sobre a necessidade de fertilização do terreno. Para quem quer apenas algumas mudinhas em casa, basta verificar se a terra é rica em material orgânico e tem granulação média.

O momento ideal para plantar as mudas de manjericão é no início da primavera, ou seja, no mês de setembro, assim que começarem as chuvas desse período. Você também pode adquirir as mudas já crescidas, o que facilita bastante o cultivo, onde é preciso apenas migrar para o local onde cultivará a planta.

Corte da Planta

O primeiro corte deve ser feito após 3 meses do plantio. O ideal é que a planta fique com uma altura máxima de 40 cm do solo. A cada 60 dias será necessário repetir o corte. Se você notar que as folhas inferiores não estão recebendo luminosidade por causa do crescimento, faça o corte com intervalos menores.

Como o manjericão volta a brotar após o corte, essa poda ajuda na produtividade e no desenvolvimento da planta. Assim a cada poda você terá uma planta ainda mais cheia e ramificada.

Controle de Pragas

Por causa do cheiro mais forte, o manjericão é bastante resistente a pragas e outras infestações. Ainda assim, a planta pode ser atacada pelo bicho-mineiro, cochonilhas e pela larva minadora, além das doenças rhizoctoniose, fusariose e cercosporiose. Se isso acontecer, é importante que um especialista avalie o qual é a praga para indicar o melhor tipo de tratamento.

A planta cultivada em pequenas quantidades dificilmente apresentará esses problemas.

Colheita

Para que as folhas sejam retiradas sem interferir no desenvolvimento do pé de manjericão, é preciso que ele atinja a altura de 1,2 metro. Normalmente isso acontece após 60 dias do plantio, porém, a primeira colheita deve aguardar cerca de 3 meses. As demais podem ser feitas respeitando o tamanho e o prazo de 2 meses.

Obviamente, se você tem apenas um pé em um vaso pequeno, esta não é uma regra válida. Utilize conforme sua necessidade.

Receitas e Naturais em seu email