Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Plantar Hortelã no vaso

Que tal acrescentar algumas folhinhas de hortelã àquela deliciosa receita de suco? Ou deixar sua salada mais saborosa usando a erva? Ou mesmo ter uma plantinha deliciosa para fazer chás sozinho ou mesclado com funcho e erva cidreira?

Quem tem um pé de hortelã em casa pode aproveitar todos os seus benefícios para a saúde gastando muito pouco e tendo certeza da qualidade. E o melhor é que não existe dificuldade alguma no plantio, sendo possível cultivar a planta em vasos e espaços pequenos desde que tenha incidência solar.

Materiais necessários

Para plantar a hortelã em apartamento ou casas sem quintal, você vai precisar de:

Plantar Hortelã

Plantar Hortelã

  • vaso médio com orifício no fundo para escorrer o excesso de água
  • brita ou argila
  • areia
  • terra
  • regador
  • mudas de hortelã

Como Plantar

Os materiais mencionados são para quem quer usar vasos e manter a planta em espaços pequenos. Se você quer plantar direto na horta, o ideal é escolher um terreno com boa terra e sombra parcial, pois a hortelã precisa de terra úmida e temperatura amena para se manter. Uma dica importante é proteger a planta dos ventos, pois isso pode interferir muito no seu desenvolvimento.

O uso de mudas é melhor pois favorece o crescimento da hortelã, sem contar que o resultado virá mais rápido. Ainda que as sementes também funcionem, o cruzamento entre espécies pode tornar o cultivo mais difícil. Só recorra a essa opção se você não tiver mudar disponíveis (elas podem ser encontradas em casas especializadas).

 Passo a Passo

1- Comece forrando o fundo do seu vaso com as pedrinha de brita. Você também pode usar argila, cascalho ou outras pedras pequenas. Em seguida, acrescente areia para tapar os espaços entre as pedrinhas e criar uma camada de escoamento da água.

2- O próximo passo é colocar uma camada de terra que cubra cerca de 2/3 do volume do vaso. Coloque a muda com a raiz em um buraco de tamanho suficiente para caber toda a raiz da mudinha de hortelã e não sobrar nada a vista na superfície. Com os dedos você pode apertar suavemente a terra no entorno para dar firmeza e manter a muda no lugar.

2- Por fim, regue a planta com o regador para dar umidade à terra. Esse procedimento deve ser repetido diariamente conforme as necessidades da planta.

Dicas Importantes

O solo para cultivo da hortelã deve ser bem úmido, mas nunca encharcado. Coloque o dedo na terra e verifique se ela está grudenta. Regue sempre para manter esse ponto e nunca deixe o solo totalmente seco.

Na hora de colher, espere até que a planta comece a florescer, pois nesse momento sua concentração de propriedades terapêuticas é maior. Arranque as folhas ou as hastes necessárias. Você poderá colher todas as hastes até 3 vezes por ano durante alguns anos, sem precisar replantar a hortelã.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email