Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Plantar Coentro?

O coentro é uma planta aromática (Coriandrum sativum) bastante usada como tempero aqui no Brasil. A primeira vista, ela se assemelham à salsinha, causando alguma confusão. No entanto, basta cheirar as folhas para perceber que tanto o aroma quanto o sabor são bem diferentes. O gosto forte nem sempre é apreciado, mas os benefícios que o coentro traz para a saúde compensam.

De acordo com Glaucia Pastore, especialista em alimentos funcionais da Unicamp, o consumo do coentro é tão positivo para o organismo humano que deveríamos comê-lo com mais frequência. Em entrevista dada ao Globo Repórter, ela enfatizou o coentro contém substâncias capazes de proteger as células de forma natural e ainda neutralizar a intoxicação por metais pesados.

Sabendo mais sobre as propriedades da planta, talvez você esteja pensando em cultivar uma pequena horte de coentro em casa. Se essa é a ideia, saiba que plantar a erva em casa é muito simples. Até mesmo quem mora em apartamentos pode ter um vaso com coentro para temperar alimentos todos os dias.

Sobre o Cultivo do Coentro

O coentro pode ser plantado em regiões com diferentes climas, mas a planta nem sempre reage bem a temperaturas muito baixas.

As mudas precisam de sol para crescer, sendo ideal o cultivo em locais com iluminação constante ou sombra parcial. As plantas que recebem os raios solares durante a maior parte do dia costumam ser mais saborosas e perfumadas que aquelas que crescem à sombra.

Horta de coentro

Coentro plantado em vasos

A terra para o plantio deve ser moderadamente fértil para estimular o crescimento natural do coentro. Também é importante que haja uma boa drenagem do solo, seja no quintal ou em vasos. Um pouco de compostagem pode contribuir para que a planta se desenvolva.

Como Fazer a Horta

O primeiro passo para ter sua horta de coentro em casa é adquirir as sementes em uma casa de produtos agrícolas. É importante ler com atenção todas as recomendações do fabricante para obter um bom resultado com o plantio. A gente sugere também que você veja o vídeo sobre como plantar o coentro em casa:

Para facilitar a germinação, você pode deixar as sementes de molho em água por um período de 1 a 3 dias. Assim, a taxa de germinação será maior. Se for usar um vaso, é importante que ela tenha pelo menos 30 cm de profundidade, pois a raiz do coentro cresce bastante. O fundo do vaso deve ser coberto com pedras e areia grossa para facilitar a drenagem da água.

Cubra as semente com uma camada de 1 cm de terra (não mais do que isso). Até que as mudas cresçam, é necessário irrigar a horta com frequência suficiente para que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada. Após as primeiras semanas, a frequência da irrigação pode ser menos, deixando a terra parcialmente seca.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email