Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Plantar Cebolinha?

A cebolinha é uma planta muito simples de ser cultivada em casa. Por isso, quem tem o costume de cozinhar pode manter uma vasinho até mesmo em apartamentos pequenos para colher a erva fresquinha sempre que precisar.

Nós já comentamos aqui no blog sobre os benefícios da cebolinha. Ela é fonte de vitaminas e minerais que ajudam a manter o organismo funcionando bem. Além das maravilhas que ela traz para a saúde, seu uso na culinária deixa pratos mais saborosos e aromáticos.

Para cultivar a cebolinha em sua horta você só precisa de algumas sementes, terra rica em composto orgânico e um pouquinho de paciência. A planta só precisa ser regada uma vez por dia e não tem necessidade de exposição à luz incidente do sol.

Como Plantar

O plantio da cebolinha pode ser feito de duas formas. Com as sementes, você precisará esperar mais tempo. Elas podem ser colocadas diretamente no local de cultivo, não havendo necessidade de germiná-las em semeadeiras.

A forma mais rápida é por meio de uma muda. Parta tanto, você precisa comprar um maço de cebolinha com raízes. Corte os talos cerca de 3 dedos acima da raiz e coloque na água até que as raízes comecem a crescer. Então plante na terra sem precisar cavar muito profundamente.

Cebolinha

Cebolinha

A irrigação da horta de cebolinha deve ser feita 1 vez ao dia, mas apenas se a terra estiver seca. Caso observe que ainda há umidade na terra, não molhe mais. Se o cultivo for feito em vasos, a drenagem é muito importante. A dica é forrar o fundo do recipiente com pedrinhas para facilitar o escoamento.

Outras Informações

  • Se quiser dividir a horta de cebolinha com outros cultivos, cenoura e tomate são boas opções de plantas companheiras porque ganham mais sabor quando cultivadas junto com a erva;
  • A cebolinha também pode ser plantada com a couve, pois o cheiro afasta pulgões e outras pragas;
  • A colheita das folhas deve ser feita primeiro das partes mais externas do pé de cebolinha, pois essas são as folhas mais antigas;
  • Retire as folhas bem próximo da terra cortando com uma faquinha ou coma ajuda da unha;
  • Depois de um tempo, a cebolinha pode ser replantada. Basta tirar a muda sem folhas da terra com a raiz, deixar mergulhada na água por um tempo e então plantar novamente;
  • O tempo de crescimento depende do método de plantio utilizado. Corte as cebolinhas quando elas alcançarem tamanho entre 10 cm e 15 cm.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email