Como Fazer um Canteiro de Alface

A novidade do Receita Natural é a categoria Como Plantar, onde você vai aprender a cultivar em casa vários tipos de hortaliças, verduras e ervas medicinais. Para dar início a essa sessão (que esperamos que vocês gostem bastante), hoje falaremos um pouco sobre o plantio da alface.

Informações Básicas

A planta está presente na mesa de quase todos os brasileiros. Até mesmo quem não gosta muita de verduras costuma incluir algumas folhinhas de alface na alimentação para colorir o prato. Ela é fonte de fibras, água, vitamina A e cálcio. O suco, preparado com as folhas e o talo, é recomendado para combater a insônia e a ansiedade.

O melhor de tudo é que você não precisa de muito espaço cultivar a alface em sua casa. Uma pequena horta caseira é mais que o suficiente para fazer um canteiro e colher a verdura fresquinha para o almoço.

Canteiro de Alface

Canteiro de Alface

Fazer a Mudas

Primeiramente, compre as sementes de sua escolha (lisa, crespa, americana e etc.) em uma casa de produtos agrícolas. Lembre-se de ler atentamente a todas as informações do rótulo e siga as instruções do fabricante. Use uma sementeira ou bandeja de isopor para formar as mudas. O ideal é que elas sejam distribuídas em cavidades de 1cm, com espaço de 10cm entre elas. Quando as mudas alcançarem um tamanho médio de 7cm e cerca de 6 folhas, é hora de transplantá-las para o canteiro.

Como Cultivar

Faça um canteiro bem adubado, com terra fofa de baixa acidez. Nesse espaço, distribua as mudas com espaçamento de 30cm entre elas. Molhe a horta diariamente, pela manhã ou no final da tarde. O tempo de cultivo varia entre 50 e 80 dias, conforme as condições  climáticas do local e o tipo de solo. Boa horta!


Pesquisar
Pesquisa personalizada
Receitas e Naturais em seu email