Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Fazer Compostagem em Casa

Você tem uma horta em casa? Se sim, como você costuma adubar a terra? Quase todo mundo sabe que o solo precisa ser nutrido, mas nem sempre sabe a melhor maneira de deixá-lo em boas condições para as plantas. Hortas, jardins e até mesmo vasinhos de flores carecem de terra rica em minerais para que as plantas cresçam bonitas e saudáveis. Os materiais orgânicos são excelente para esse processe de adubagem.

Muitas pessoas costumam apenas jogar os pedaços de vegetais como cascas de batatas, cenoura, talos de alface etc, sobre as plantas. Embora possa haver algum benefício nisso, não é a melhor maneira de aproveitá-los. Com um pouco de paciência, é possível maximizar os benefícios, por isso, o uso da compostagem vem se tornando muito comum tanto em grandes plantações como nas casas.

Para quem não sabe, a compostagem  “é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais” (Fonte: Wikipedia). Dito de um modo mais simples, trata-se do processo de transformação de restos orgânicos, como palha, folhas secas, vegetais e frutas, em um composto rico em nutrientes para o solo.

Por que fazer o composto em casa?

Além do benefício de adubagem, um dos grandes benefícios da compostagem é o reaproveitamento de materiais que normalmente vão para o lixo, aumentando ainda mais a produção de resíduos pelas pessoas. Assim, ao invés de jogar foras as folhas estragadas, os talos não aproveitados, as cascas de frutas e outras coisas do tipo, você poderá aproveitá-los para deixar suas plantinhas mais bonitas.

Você vai precisar de:

Compostagem

Compostagem por Maria João Carvalho

  • 1 caixa de plástico grande com tampa
  • terra seca
  • restos de alimentos vegetais
  • borra de café
  • esterco

Modo de Preparo:

Com todos os ingredientes em mãos, basta seguir os passos abaixo para fazer a compostagem em casa e aproveitar da melhor forma os alimentos e adubagem:

  1. Faça furos no fundo da caixa e, então, cubra o fundo da caixa com a terra seca;
  2. Por cima da camada de terra, coloque os restos de alimentos devidamente picados;
  3. Coloque adubo por cima dos compostos orgânicos;
  4. Faça mais uma camadas com os restos de alimentos;
  5. Por fim, espalhe borra de café para afastar insetos e não deixar o material espalhar mal cheiro;
  6. Tampe a caixa e deixe-a descansando porém mexa o composto a cada 3 dias;

Depois de 2 meses do processo, você obterá um composto mais uniforme e escuro, levemente úmido. Neste ponto estará excelente para colocar em vasos e também na horta.

Dicas Importantes

Jamais utilize alimentos que foram temperados ou cozidos. O material precisa ser cru e o mais natural possível.

Restos de alimentos de origem animal também não de vem ser usados porque causam mal cheiro e levam mais tempo para se decompor (por causa da gordura que os compõe). As frutas muito ácidas (como o limão e o abacaxi) também devem ser evitadas pois elas podem alterar o pH da terra.

Caso sua compostagem comece a vazar pelos furos, significa que você deve colocar mais terra para “chupar” a umidade eliminada pelos restos de alimento.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email