Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Xarope Para Tosse Alérgica

A tosse alérgica é uma reação natural do organismo a algum alérgeno. O que desencadeia a reação pode ser poeira, fumaça, fungos ou microrganismos, geralmente presentes no ar que respiramos.

Como a tosse, nesse caso, é causada por esses agentes, não há formação de muco como nas inflamações respiratórias. Por isso, a tosse alérgica é mais seca: sem produção de catarro e com a sensação de “garganta arranhando”.

Dicas Naturais Para Combater as Alergias

Existem medicamentos que ajudam a controlar a alergia, amenizando o problema. No entanto, como muitos deles podem agem no sistema nervoso central, alguns médicos preferem receitar formas menos agressivas de tratamento. Dependendo do tipo de alergia, medidas bem simples são fundamentais.

Primeiramente, é preciso cortar o que está causando a alergia. Quem tem crises constantes deve procurar um alergista e fazer exames para saber quais são os agentes da reação alérgica. Eu, por exemplo, tenho alergia pelo de gato. Adianta tomar remédio e continuar em uma ambiente cheio de pelos? Obviamente não.

Os médicos também recomendam que se beba muita água. Um estudo feito com mulheres mostrou que aquelas que bebiam bastante água apresentavam menos sinais alérgicos. A água tem papel importante nas reações alérgicas, porque atenua os sintomas e ajuda na desintoxicação. Bebendo de 8 a 10 copos por dia, é possível notar os resultados benéficos.

Xarope Para Tosse Alérgica

Eucalipto

O eucalipto é indicado para casos de alergia

Usando alguns ingredientes naturais que melhoram a tosse e combatem as alergias, é possível preparar um xarope bastante eficaz. Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara (chá) de folhas de eucalipto picadas
  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sobremesa) de funcho

Os dois ingredientes ajudam na expectoração e o eucalipto combate as alergias. Para fazer o xarope, você deve, primeiramente, preparar um chá usando as folhas de eucalipto e as sementes de funcho. Despeje água fervente sobre eles, tampe e mantenha abafado por 15 minutos. Depois coe e coloque o chá ainda morno em uma panela juntamente com o açúcar. Leve para cozinhar e abaixe o fogo quando levantar fervura. Cozinhe até que o xarope engrosse. Espere esfriar e guarde em um vidro escuro.

Posologia

O xarope deve ser tomado da seguinte forma: uma colher (sopa) pela manhã, uma colher (sopa) à tarde e uma colher (sopa) antes de dormir. O tratamento deve ser seguido até que a tosse desapareça completamente.

Precauções

Por conter açúcar, o xarope não deve ser consumido por pessoas com diabetes. Nesses casos, é melhor tomar apenas o chá feito com o funcho e o eucalipto.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email