Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento Para Tosse Seca Persistente

Existem dois tipos principais de tosse: a seca e a produtiva. Na tosse seca, não há secreção, o torna o ato de tossir mais incômodo, como se algo estivesse arranhando a gargante. Ela pode ser persistente, ou seja, durar vários dias, semanas e até meses. Nesses casos, é sempre importante procurar um médico para descobrir o que está causando a tosse.

Geralmente a tosse seca é causado por algum tipo de alergia. Os agentes mais comuns são a poeira, o pelo e pólen. Há também outros problemas que podem levar ao aparecimento da tosse seca. Para facilitar, vamos listar as principais causas:

  • alergia à poeira
  • alergia a ácaro
  • alergia ao pólen de alguns tipos de flor
  • alergia a fumaça e componentes químicos
  • refluxo gastroesofágico
  • doenças do coração

Quando a causa são as alergias o ideal é tomar algum tipo de antialérgico e se manter afastado do que desencadeia a alergia. De todo modo, é fundamental consultar um médico para que sejam analisadas todas as possibilidades para um tratamento eficiente.

Tratamento Para a Tosse Seca

Algumas medidas podem ajudar a melhorar a tosse, se forem tomadas juntamente com a medicação prescrita pelo especialista. São elas:

Tosse

Ao tossir, cubra a boca com o braço para evitar a contaminação pelas mãos

Beber Água

Essa é a dica mais importante de todas. A hidratação do corpo ajuda a hidratar o muco presente nas vias aéreas, facilitando a sua eliminação. O ideal é beber pelo menos 1,5 litros de água todos os dias, além de sucos, chás, frutas e verduras.

Xaropes Caseiros

Preparar xaropes em casa é uma forma de ajudar no tratamento da tosse seca. Os mais indicados são o xarope de cenoura e o xarope de orégano. Ambos ajudam a aliviar a irritação na garganta, além de atenuar a tosse.

Chá de Hortelã

Outra ótima receita caseira para que está com tosse seca é o chá de hortelã. A hortelã tem ação expectorante, mucolítica e descongestionante, auxiliando no tratamento do problema. A dica é preparar o chá com folhas frescas da hortelã e tomar morno cerca de 3 vezes por dia. Acrescentar um pouco de mel também ajuda na expectoração e hidratação das vias respirátorias.

Antialérgicos

Os antialérgicos naturais também são indicados para a tosse seca, já que ela é normalmente causada pelas reações alérgicas. Tomar chá verde diariamente ajuda a combater as alergias. Maçã e chá de urtiga também podem contribuir se o problema for alérgico.

Outros Cuidados

Manter a casa livre de poeira e ácaros é fundamental. Evite também o contato com fumaça, ambientes com pessoas fumando e o uso de produtos de limpeza muito fortes. Procure descobrir o que é que te causa as reações para não se expor.

Receitas e Naturais em seu email