Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Tratamento para Pedra na Vesícula

A colelitíase, também conhecida como pedra na vesícula, é um problema causado pela formação de cálculos (pequenas pedras) na vesícula biliar. Em 75% dos episódios, as pedras são formadas por colesterol. Nesses casos, os cristais têm cor amarela esverdeada. No entanto, os cálculos também podem ser compostos de sais de cálcio e bilirrubina.

Quando as pedras ficam alojadas na vesícula biliar, não costumam aparecer sintomas, senão em casos bastante avançados. Dessa forma, pode-se ficar durante anos com as pedras alojadas na vesícula, sem que sejam causados maiores problemas. Mas os cristais também podem se depositar no duto biliar, impedindo o fluxo da bile para o intestino. Assim, o indivíduo pode sentir dores no lado direito do abdômen ou nas costas. Essas dores são intensas e, se as pedras não saírem do duto, pode ocorrer uma inflamação. Nesse caso, somente uma cirurgia pode solucionar o problema. A cirurgia é simples e rápida e de recuperação fácil. É retirada toda a vesícula biliar, pois podemos viver sem ela.

O grupo de risco para essa doença são as mulheres, em período fértil, principalmente quando há sobrepeso. Contudo, o problema pode surgir em pessoas de ambos os sexos, em qualquer idade.

Tratamento Natural

Quando os cálculos ainda estão pequenos e em pouca quantidade, algumas ervas podem ajudar a diluir os cristais que se formam na vesícula biliar. Anteriormente, ensinamos a preparar o chá de bardana, excelente para o tratamento do cálculo biliar. A receita que segue também pode ser utilizada para combater a doença. Veja como fazer o chá de agulhas de pinus.

Agulhas de Pinheiro

Aprenda a preparar o chá de agulhas de pinus

Você vai precisar de:

  • 1 punhado de agulhas de pinus
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Lave bem as agulhas de pinus e depois ferva a água e despeje sobre sobre as agulhas. Deixe em infusão, num recipiente tampado, por cerca de 10 minutos.

Posologia (Como Usar o Chá)

Beber 1 xícara do chá morno pela manhã. O tratamento deve ser feito assim que começarem os primeiros sintomas. Caso os cristais não sejam diluídos, procure um médico para fazer a cirurgia.

Como Evitar as Pedras na Vesícula

Como já foi dito, as pedras são causadas pelo acúmulo de sais e gorduras na vesícula. Por isso, a melhor forma de prevenir esta doença é evitar o exagero de gorduras na alimentação, assim como o excesso de sal.

É aconselhável beber bastante líquido e também não se deve ficar muito tempo sem comer. Quando passamos muitas horas sem se alimentar, há muito acúmulo da bile, que muito tempo parada, pode calcificar, formando as pedras. O ideal é comer de três em três horas, mantendo uma alimentação balanceada e livre de gorduras e muito sal.

Depois que a vesícula inflama, passando a um estágio mais avançado da doença, qualquer vestígio de gordura consumida já é causa de dor extrema. Nesses casos, a cirurgia deve ser feita imediatamente.

Receitas e Naturais em seu email