Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio Natural para Infecção Urinária

A infecção urinária, também conhecida como cistite, é um problema que acomete um grande número de pessoas, principalmente as mulheres. O mal é causado pela presença de bactérias em excesso no aparelho urinário, o que causa dores, dificuldade para ir ao banheiro, ardência, cólica e outros sintomas.

A bactéria causadora da infecção, chamada de Escherichia coli, está presente no intestino, sendo fundamental para o processo digestivo. No entanto, quando atinge a bexiga, os rins ou a uretra causa o processe infeccioso. O problema é mais comum entre as mulheres por uma questão anatômica: nelas, a uretra é mais curta e fica mais próxima do ânus, o que facilita a contaminação.

Algumas dicas são importante para evitar o aparecimento da infecção, como beber bastante água, urinar com frequência e manter uma boa higiene pessoal. Os medicamentos naturais também ajudam no tratamento da infecção urinária. O chá de quebra-pedras, por exemplo, é bastante eficiente para acabar com as dores causadas pela infecção. Já ensinamos aqui no Receita Natural outra receita de chá para infecção urinária , feita com zimbro, cabelo de milho e malva-branca. Hoje falaremos sobre outra receita de chá, utilizando folhas de pitangueira, que é a árvore onde crescem as deliciosas pitangas. Esse chá pode ser tomada por quem sofre com a cistite.

Chá de Folhas de Pitanga – Receita

Ingredientes

Folha de Pitanga

Folhas de pitanga, utilizadas no chá para infecção urinária

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 10 folhas de pitanga
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Lave bem as folhas de pitanga e coloque-as em um caneco ou panela. Acrescente a água e ferva as folhas juntamente com a água por cerca de 3 minutos. Tampe e deixe abafado por cerca de 10 minutos.

Depois passe por uma peneira (não precisa ser fina, porque as folhas estão inteiras) e guarde em uma garrafa com tampa. Não precisa colocar na geladeira.

Posologia

Beba o chá ao longo dia, em pequenas quantidades. Não deve ser tomado em exagero, porque é um chá diurético.

Dicas

Como já dissemos, outras plantas podem ajudar a tratar a infecção urinária. É muito bom conhecer as propriedades medicinais das plantas, para tratar doenças sem precisar de remédios industrializados. Nesse caso, as folhas de pitanga podem ser substituídas por folhas de carambola ou de abacate, que também têm propriedades que são capazes de acabar com a infecção.

Essas plantas são chamadas de anti-inflamatórios naturais e podem ser usadas também no tratamento de outras infecções, como de gargante ou infecções no estômago e intestino.

Se você tem um quintal em casa, aproveite para plantar uma pitangueira! Além de tantas propriedades medicinais nas folhas, ainda possui um fruto delicioso, que pode ser ingerido ao natural, ou em forma de suco. O fruto também possui benefícios para a saúde. Seu consumo frequente ajuda a baixar a pressão arterial e reduzir o acúmulo de glicose no sangue.

A árvore ainda é muito bonita, deixando seu quintal ainda mais charmoso.

Receitas e Naturais em seu email