Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio para estancar sangramentos

Você já parou para pensar como a pele se refaz após um corte ou queimadura? Por ser a parte mais externa de nosso corpo, a pele está mais suscetível a lesões. Mas para a nossa sorte, o próprio organismo é capaz de reparar o dano através do processo de cicatrização. Inicialmente, o sangue irá se coagular na superfície da pele, se ressecando em contato com o ar. Isso forma aquela famosa “casquinha de machucado”, que impede a perda sanguínea e protege o organismo de infecções. Enquanto isso, as células se multiplicam rapidamente, para repor o tecido que foi lesado. Assim, ao final de algum tempo, que pode levar de dias há meses, a pele estará totalmente refeita. O corpo humano é realmente incrível!

Em alguns casos, quando o ferimento é muito grande ou em cortes feitos durante cirurgias, é necessário unir as extremidades da ferida com pontos. Outras medidas também podem facilitar o processo de cicatrização, como lavar o ferimento com água e sabão para evitar infecções e pressionar o local lesado para estancar o sangue.

O uso de alguns produtos naturais também colaboram para uma cicatrização mais rápida. Ensinamos abaixo uma receita simples para evitar a perda de sangue e agilizar o fechamento da ferida. Mas lembre-se que se o ferimento for muito grande e se a perda de sangue não cessar, é preciso procurar um médico.

Remédio caseiro para cicatrização

Ingredientes

Folhas de angico

Chá de angico para limpar ferimentos

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 punhado de folhas de angico
  • 1 litro de água
  • Clara de 1 ovo

Modo de preparo

Ferva a água juntamente com as folhas de angico, coe e reserve. Depois bata a clara de ovo com um garfo e também reserve.

Posologia (Como usar o remédio)

O chá de angico deve ser usado para lavar a ferida. Ele ajudará a desinfetar o local, evitando infecções causadas por bactérias que podem entrar na ferida juntamente com a sujeira. Aplique o chá com a ajuda de um algodão passando sobre a ferida lentamente. Depois aplique a clara de ovo e deixe secar sobre a pele. A clara de ovo tem propriedades cicatrizantes, que acelera o processo de cicatrização protegendo a pele da sujeira e das bactérias.

Outras dicas para tratar ferimentos

Se você não tem folhas de angico e ovos em casa, pode contar com outros produtos naturais na hora de tratar um ferimento. Para desinfetar o local, você pode passar um pouco de vinagre branco com o auxílio de um algodão.

Para ajudar a estancar o sangue, você pode colocar um pouco de açúcar ou amido de milho. Cuidado ao colocar na ferida, para não esfregar ou friccionar. Deve ser colocado delicadamente para não piorar o ferimento.

Receitas e Naturais em seu email