Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Remédio Natural para Enjoo

Estamos sempre associando enjoos às grávidas, mas  não só a gravidez causa enjoo e todo mundo está suscetível aos enjoos, crianças, adultos e idosos. Antes de começarmos, é bom lembrar que com a nova regra do acordo ortográfico a palavra enjoo perdeu o circunflexo – antigo enjôo.

O que Causa o Enjoo

O enjoo é aquela sensação de indisposição e mal estar no estômago. Sensação de tontura e vontade de vomitar. O enjoo paralisa a pessoa e é difícil fazer qualquer atividade antes do enjoo passar.

Várias são as causas do enjoo e é até difícil enumerá-las. O enjoo pode vir à qualquer momento, e ter relação com o que você comeu, sendo uma má digestão, mas também pode não ter relação com a alimentação, até porque é comum ficar enjoado antes de comer, enjoar por estar com fome. Mas enjoar depois de comer é mais usual.

O enjoo pode aparecer após andar de ônibus, carro, barco. Muitas pessoas queixam que se enjoam se andar no banco de trás do carro ou em viagens longas de ônibus, principalmente com muitas curvas.  Nestes casos as náuseas são devido à alterações do equilíbrio. Para estas pessoas é recomendado não ler ou usar o celular enquanto viajam pois piora a sensação.

Uma outra forma comum de enjoo é pela manhã, ainda em jejum, só o fato de levantar já causa mal estar e tontura, mas o pior é ao escovar os dentes. Muitas pessoas tem ânsia de vômito ao escovar os dentes pela manhã. Mas logo passa.

Enjoos devido à cheiros e perfumes. Tanto os cheiros de produtos químicos (como material de limpeza) quanto perfumes muito doces podem causar náuseas, isso pode acontecer também ao ver coisas nojentas, como vômitos e fezes, ou coisas de aspectos desagradáveis.

Enjoo com Causa Orgânica

Dores fortes, como dor de barriga, ou dores no corpo, dor de cabeça e enxaqueca, associados à fotofobia, e zumbido no ouvido; cólicas menstruais, cólicas de rins também levam a um quadro de enjoo. O uso de anticoncepcionais, principalmente nos primeiros dias de uma nova cartela também acarretam o enjoo. Em alguns casos os enjoos vem com salivação excessiva, quando a boca fica cheia de água.

O calor, locais fechados e abafados também desencadeiam processos de náuseas.

Uso de álcool (bebidas alcoólicas), ou drogas, e até tratamentos de quimioterapia causam enjoos fortes, nestes casos vem com fraqueza também.

Várias doenças, infecções, viroses tem como sintoma o enjoo, desde uma febre à um AVC, infarto, intolerância à lactose, ou ao glúten, gastrite e úlceras; problemas no fígado, vesícula.

Como existem tantos motivos para um enjoo, é bom ficar atento à outros sintomas, à repetição e à intensidade. Em caso de enjoos persistentes sem causa aparente procure um médico.

Enjoo de Causa Emocional

Além de todas as causas orgânicas possíveis que podem estar relacionados o enjoo, ele também pode ter carácter psicológico. Uma depressão ou uma contrariedade.

Chá para Enjoo

O enjoo pode ser ligado à tantas causas , mas vamos a uma breve receitinha para enjoos, advindos daquela sensação desagradável no estômago que podemos ter por algum problema digestivo. Vejamos como preparar um chá de poejo para aliviar estes sintomas!

O poejo tem ainda outros benefícios, se quiser saber mais sobre ele, clique aqui.

Poejo

Chá de Poejo

Você vai precisar de:

  • 4 Colheres de Sopa de Poejo (a planta fresca e florida)
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Ferva o Poejo na água por cinco minutos e pronto.

Posologia

  • No caso de adultos, tomar uma xícara de duas em duas horas;
  • no caso de crianças, dar a metade da dose.

Dica:

Em casos de enjoo beber muita água causa ainda mais enjoo, então prefira tomar chás aos poucos

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email