Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas naturais para dentes sensíveis

Se você tem dentes sensíveis, sabe como é chato não poder comer ou beber coisas geladas ou muito quentes. É bem chato ter que esperar o sorvete derreter e não poder morder um picolé. Assim como não é nada legal ter que esperar o café esfriar para beber.

Pessoas que têm os dentes sensíveis sentem dor ao ter contato com temperaturas muito altas ou muito baixas. Mas por que isso acontece?

Normalmente, essa sensibilidade acontece devido um desgaste da superfície do dente, mas também pode ocorrer após procedimentos odontológicos, como o clareamento dental, por exemplo. Pessoas que sofreram alguma queda ou pancada forte nos dentes, até mesmo com a quebra de um deles, também podem sofrer com a sensibilidade. Uma restauração mal feita também pode causar a dor.

Outras causas da sensibilidade dos dentes são a gengivite, escovação incorreta, uso de aparelhos ortodônticos e a ingestão de bebidas muito ácidas, que favorecem o desgaste da superfície dos dentes.

Se você tem dentes sensíveis, converse com seu dentista para que ele oriente um bom tratamento. Muitas marcas de pastas de dente também oferecem proteção para dentes sensíveis.

Mas se você prefere os tratamentos naturais, nós temos algumas boas dicas para você. Veja aqui algumas formas de acabar com o incômodo dos dentes sensíveis usando produtos naturais, que você pode ter aí, na sua casa.

Tratamentos Naturais para Dentes Sensíveis

Chá de Equinácea

A Equinácea é uma planta medicinal, também conhecida como Flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia, muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes, resfriados, dores de dente e gengiva. Ela também fortalece o sistema imunológico. Nesse chá associamos esta planta à vitamina C, que também fortalece o sistema inume, evitando as inflamações nos dentes e gengivas. Veja como fazer!

Ingredientes
  • 3 colheres de folhas de equinácea
  • 500 ml de água fervente
  • ½ colher (de chá) de vitamina C em pó
Modo de Preparo

Depois de ferver a água, desligue o fogo e coloque as folhas de equinácea. Abafe e deixe descansar por 15 minutos. Depois adicione a vitamina C e misture bem.

Tome três xícaras do chá ao longo do dia. Faça o tratamento até que a dor causada pela sensibilidade dos dentes acabe.

Para tratar esse problema, você também pode usar o chá de tomilho ou o chá de sálvia. Acesse os links para aprender a fazer os chás. Ambos são antibióticos naturais, que vão acabar com a inflamação dos dentes e da gengiva. Quem tem mau hálito também pode apostar nessas plantas para tratar o problema.

Outra dica é aplicar a babosa diretamente nos dentes e gengivas. Se você tem essa planta em casa, retire aquele gel que fica na parte interior das folhas e aplique no local afetado todos os dias, de preferência na parte da manhã e à noite, antes de dormir. Deixa agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Tome sorvete sem medo!

Evite os Dentes Sensíveis

Para evitar esse problema, fuja das bebidas muito ácidas, pois elas desgastam o esmalte dos dentes. Essas bebidas são os refrigerantes, isotônicos, energéticos e até sucos mais ácidos. Usar canudinhos ajuda a evitar o contato das bebidas com os dentes.

Quem tem a tendência aos dentes sensíveis deve evitar procedimentos de clareamento, que são abrasivos, desgastando os dentes.

E se você tem essa predisposição, precisa usar cremes dentais apropriados, converse com o seu dentista. O flúor também ajuda a fortalecer os dentes, por isso prefira as pastas de dente que tenham esse componente. E sempre visite seu dentista para que ele oriente a aplicação direta do flúor quando necessário.

E não precisa bem falar que outra forma importantíssima de se evitar a sensibilidade dos dentes e também outros problemas, é a escovação correta, com o uso do fio dental e sem usar muita força na escova. Converse com seu dentista sobre a escova ideal para você e escove os dentes depois de cada refeição, pelo menos três vezes ao dia.

 

Receitas e Naturais em seu email