Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Quais as Contraindicações do Chá de Arruda?

Muito conhecida popularmente como uma erva para espantar o mal olhado, a arruda também é usada para fazer um chá medicinal repleto de benefícios a saúde.

A receita do chá leva um punhado de arruda fresca ou desidratada e mais um litro de água. Ferve-se a água e, após desligar o fogo, acrescenta a arruda, deixando em infusão por meia ora. Só então coa-se o chá. O indicado é beber de 3 a 4 vezes ao dia para ajudar a “descer a menstruação”.

Como todo remédio, consumir essa bebida pode acarretar em alguns danos colaterais. No entanto não há contraindicações ao uso da erva no banho, caso o seu interesse seja sobre o banho de arruda, aqui no blog temos um texto explicando os significados desse rito e como prepara-lo.

Em todos os casos, se você também quer entender os ricos relacionados ao chá de arruda, esse é o post certo. No artigo abaixo vamos conversar um pouco sobre as vantagens dessa bebida, mas principalmente sobre quais são os efeitos colaterais do Chá de Arruda.

Benefícios do Chá

Conhecida também pelo seu cheiro forte e característico, a arruda é usada como ingrediente do chá também é encontrada como tempero e repelente para mosquito. Os benefícios atrelados ao chá dessa planta são os mais variados, conforme veremos a seguir:

Propriedades Antibacterianas: Inclusive essa é a característica que da origem à tradição de tomar banho com o chá para se purificar e, conforme já mencionado, temos um post falando exclusivamente disso; Propriedades Antifúngicos: Auxiliando no tratamento de dermatite, por exemplo; Propriedades Anti-inflamatórias;

Também funciona como um calmante natural e sedativo e, como já foi dito, também é usado como inseticida.

Efeitos Colaterais

beneficos contra indicacoes arruda

Arruda traz benefícios, mas também tem contra indicações importantes

Há quem seja contra o uso da arruda para a fabricação de chás, isso ocorre pois apesar de ter algumas vantagens como foi apresentada, a lista de efeitos colaterais além de maior é bem mais significante.

Dessa forma, antes mesmo de falar quais são esses efeitos, é importante deixar claro que se você tiver a possibilidade de tratar e/ou fazer uso de outro chá é o que recomendamos. Desta maneira vamos a lista de efeitos colaterais atribuídos ao uso do Chá de Arruda:

  • Hemorragias;
  • Intensificação das contrações da musculatura do útero;
  • Possivelmente ligados a movimentos abortivos, devido as características citadas acima;
  • Fica presente no leite das lactantes, podendo prejudicar o bebê;
  • Está relacionado com dores epigástricas;
  • Intensifica as cólicas;
  • Vômitos;
  • Contração das pupilas;
  • Convulsões.

Contraindicações

O uso dessa bebida é extremamente vedada às gestantes e lactantes: o chá de arruda pode causar aborto conforme dito acima. Acontece que, como a planta tem propriedades emenagogas e pode causar hemorragia, poderá levar ao aborto. Por estas mesmas razões deve-se evitar o chá de arruda em casos de cólicas menstruais. Ela pode mexer muito com o útero.

E não recomendável para pessoas que possuam algum tipo de sensibilidade na pele.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email