Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Picão Preto e Branco: Conheça os Benefícios e Receita do Chá

Assunto recorrente aqui no blog, os chás medicinais são fontes de diversas vitaminas e possuem propriedades capazes de auxiliar no tratamento de inúmeras doenças. Porém muitas pessoas têm várias dúvidas sobre quais plantas usar e como preparar seus respectivos chás, em quais ocasiões escolher qual tipo de erva e etc.

Para atender e solucionar esse questionamentos, no post de hoje iremos apresentar o Picão Preto e Branco e explicar alguns dos seus benefícios. Ao fim deste artigo você também irá encontrar uma receita simples e fácil de fazer.

Outra dica valiosa é não se esquecer de dar uma olhada nos nossos outros posts a respeito do tema, conhecer novos chás e outros tipos de plantas, dessa forma você irá aprender a usufruir cada vez mais de todos os benefícios que os chás oferecem.

O Picão Preto e Branco

Comumente encontrada na America do Sul, Africa e Caribe, a planta que costuma ser descartada como praga já que se trata de erva que no geral se prolifera muito facilmente.

Por se espalhar rapidamente as pessoas a descartam, muitas vezes, sem nem se dar conta de todos os benefícios que essa planta pode oferecer, isso ocorre pois o Picão possui propriedades medicinais desconhecidas por grande parte da população.

Benefícios do Picão

O chá feito com essa planta possui ação antisséptica, anti-inflamatória, antiespasmódica, hepatoprotetora e anti-ulcerosa. Seu consumo é bastante recomendado para o tratamento de diversas enfermidades. A seguir você irá ter acesso a uma lista de doenças e sintomas para as quais, o uso do chá é recomendado:

picao preto

picao preto

  • Asma;
  • Alergia;
  • Boca Amarga;
  • Bronquite;
  • Amigdalite;
  • Infecção Urinária;
  • Úlceras Gastroduodenais;
  • Indigestão;
  • Infecção Vaginal;
  • Mal estar Estomacal;
  • Entre outros.

Esses tratamentos só são possíveis pois nessa planta encontramos princípios ativos como carotenoides, fitoesteroides, poliacetilenos, entre muitos outros. Além do tratamento das doenças listadas seu consumo também é muito indicado para icterícia, muito comum em crianças. Neste caso, o medicamento natural é registrado e regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Como Fazer o Chá

Assim como acontece com outros medicamentos naturais, é bastante comum as pessoas apresentam dívidas a repeito do modo de preparo e aplicação dessas substâncias. Veja a seguir como preparar o chá de picão tradicional:

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) da erva;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo

Em um recipiente, adicione a água e a erva, leve ao fogo e aguarde até que levante fervura. Após ferver desligue o fogo e mantenha a panela fechada por cerca de 10 min, esse tempo é necessário para que a infusão ocorre da maneira satisfatória, além de diminuir a temperatura do chá.

Em seguida coe e sirva. Pode ser consumido quente ou frio, de uma à duas vezes por dia.

Vele ressaltar que apesar muito de recomendado e auxiliar no tratamento, o uso de medicação natural e com ingredientes alternativos e mais baratos não substitui a opinião de uma médico ou especialista. Em situações onde a pessoa tenha alergia à algum tipo de erva e/ou caso os sintomas persistirem após alguns dias, não exite e consulte seu médico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email