Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Mutamba e o Tratamento do HIV

Nas década de 80 e 90, o vírus do HIV foi responsável por várias mortes em todo o mundo. De lá pra cá, no entanto, o tratamento da doença evoluiu bastante. Muitos pacientes convivem há décadas com a AIDS de forma controlada, mantendo a qualidade de vida.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (em inglês: Acquired Immunodeficiency Syndrome) acomete o sistema imunológico, tornando o indivíduos suscetível a infecções que podem levar ao óbito. Ela é causa pelo vírus da imunodeficiência humana, popularmente chamado de HIV.

Além do coquetel usado no tratamento, existem várias pesquisas em andamento que buscam a cura definitiva para o HIV. Dentre elas, algumas já atingiram resultados bastante positivos, ainda que não exista qualquer cura comprovada para a doença.

Projeto Mutamba

Guazuma Ulmifolia, nome científico pela qual é conhecida a mutamba, vem sendo estudada como uma das possibilidades no tratamento da AIDS. As pesquisas são conduzidas pelo médico Paulo Antônio Rodrigues Gouveia, formado em Medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

De acordo com informações obtidas no Currículo Lattes do médico, ele apresentou como trabalho de fim de curso, sob orientação do Professor Mestre Élvio Machado, o trabalho intitulado Eficácia do tanino da Guazuma Ulmifolia na inibição da transcriptase reversa do vírus HIV.

Ele é responsável pelo Projeto Mutamba, que vem realizando diversas pesquisas sobre os possíveis benefícios da planta no tratamento da doença. Mais informações sobre o projeto podem ser visualizadas no site oficial: http://cenic-mutamba-br.jimdo.com/.

Mutamba

Mutamba

A Mutamba Pode Curar a AIDS?

Em seu site, o médico Paulo Antônio Rodrigues Gouveia afirma ter encontrado a cura para a AIDS, havendo mais de 100 pacientes com a doença inoculada.

No entanto, essa é uma afirmação bastante perigosa. Em buscas feitas em revistas científicas brasileiras e internacionais, não encontramos qualquer outro estudo que endosse a pesquisa conduzida por Paulo Antônio Rodrigues Gouveia.

Todas as referências ao uso da mutamba para tratamento da AIDS são disponibilizadas pelo próprio Projeto Mutamba. Isso coloca em questão a seriedade da pesquisa. Afinal, se a cura da AIDS fosse realmente descoberta, isso certamente seria discutido amplamente pela comunidade científica do mundo inteiro.

Por se tratar de uma pesquisa única, sem artigos publicados em revistas científicas reconhecidas, nem outros estudos que lhe sirvam de base, consideramos os resultados obtidos duvidosos.

Apesar de não sermos especialistas no assunto, falta materialidade na pesquisa existente para que ela seja considerada como de fato como uma descoberta científica. Sem as devidas comprovações, é difícil afirmar que a mutamba realmente possa curar a AIDS.

Receitas e Naturais em seu email