Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá de Espinheira Santa

A espinheira santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta medicinal conhecida pela medicina popular e aprovada pela ciência. O nome se refere ao formato das folhas (que se parecem com espinhos) e aos efeitos “milagrosos” da espinheira para a nossa saúde (por isso o “santa”). É chamada também de espinheira divina, maiteno, salva vidas, sombra de touro, erva cancerosa, congorça, cancerosa, cancorosa, espinho de deus, e congorça. Assim como a maioria das plantas, o nome varia de uma região para outra. Essa é a importância do nome científico  em uma espécie.

Se plantada em quintais abertos, a planta pode ter o porte de árvore e atingir até três metros de altura. Em vasos grandes, em varandas, pode atingir até um metro. É uma planta que precisa de muito sol.

Benefícios

A espinheira santa possui substâncias eficazes no tratamento de doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Essa eficácia foi comprovada por pesquisas científicas e reconhecida pela ANVISA. A planta medicinal atua como tonificante estomacal, antisséptico, cicatrizante e analgésico. Por isso, combate diversos problemas, como: má digestão, azia e a gastrite.

Para tratar desses problemas, tome o chá de espinheira santa, que é bem fácil de fazer. Veja a receita:

Chá de Espinheira Santa – Receita

Ingredientes

Espinheira Santa

Saiba para que serve o chá de espinheira santa

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 colher (de sobremesa) de folhas secas de espinheira santa
  • 1 xícara (de chá) de água

Modo de Preparo

Primeiramente, ferva a água e despeje sobre as folhas de espinheira santa rasgadas em pedaços pequenos. Abafe a mistura e deixe descansar por alguns minutos. Depois que amornar, coe o chá e tome em seguida.

Posologia (Como Usar o Chá)

Tomar 1 xícara do chá de espinheira santa antes das refeições principais para proteger o aparelho digestivo e evitar a acidez estomacal. Pode ser tomado morno ou frio. Mas o ideal é não guardar o chá, mas sim tomar assim que for feito.

Cuidados

O chá de espinheira santa possui efeito emenagogo, ou seja, provoca contrações no útero e, consequentemente, pode até levar ao aborto. Por essa razão, o remédio não deve ser consumido por mulheres grávidas. Por isso, é muito importante ter certeza absoluta de que não há possibilidade de gravidez antes de tomar o chá.

O chá de espinheira santa também não deve ser oferecido a crianças menores de 7 anos de idade.

Benefícios da Espinheira Santa para a Pele

Além de tratar os problemas estomacais citados acima, e proteger o aparelho digestivo, o chá de espinheira santa também trás benefícios para a pele. O seu uso contínuo evita as acnes e trata também a herpes, problema que atinge muitas pessoas.

Se você tem muito problema com acnes, pode tomar o chá diariamente durante três meses, e fazer a lavagem da pele utilizando o chá. Faça o chá como ensinado acima, espere esfriar e passe no local afetado pelas espinhas. Deixe agir por alguns minutos e enxágue. A espinheira santa tem propriedades adstringentes, antissépticas e anti inflamatórias, que eliminam as espinhas.

Receitas e Naturais em seu email