Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Diuréticos Naturais: 5 Chás e 5 Alimentos para eliminar líquidos

O inchaço nos braços, pernas e região abdominal causa a impressão de ganho de peso além de uma aparência não muito saudável. Pensando nisso, o uso de alimentos e chás diuréticos pode ajudar no processo de emagrecimento é muito comum pois eles combatem o inchaço através do estímulo à eliminação de líquidos do organismo. Além disso, melhoram a pressão arterial e ajudam a prevenir as infecções urinárias.

Alimentos Diuréticos

Uma forma de aproveitar os benefícios diuréticos dos alimentos e plantas é por meio da alimentação diária. Incluindo os itens certos em sua dieta, é possível eliminar o excesso de líquidos, controlar o inchaço e perder peso como consequência. Veja abaixo uma lista com 5 alimentos diuréticos fáceis de encontrar e preparar (a lista de chás estará logo abaixo):

1. Aipo

O aipo é rico em líquidos e minerais que ajudam a desintoxicar o organismo. Por isso, ele é ótimo para hidratar e também para combater o inchaço. Ele pode ser usado no preparo de vários pratos. Além disso, serve para fazer sucos e vitaminas com efeito diurético.

2. Berinjela

A berinjela também age como diurético. Porém, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não basta beber a água de berinjela para perder peso. O ideal é consumir a hortaliça crua ou levemente cozida. Como ela tem a consistência de uma esponja, não é indicado fazê-la com muito óleo ou frita.

3. Salsinha

A salsinha é um tempero bem interessante tanto do ponto de vista do sabor quanto dos benefícios para a saúde. Ela atua como diurético natural, estimulando a eliminação de líquidos e toxinas. Além disso, tem nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do organismo.

4. Pepino

Poucos alimentos são melhores para sua dieta que o pepino. Por conter poucas calorias, ele é excelente para quem quer manter o peso. Outro benefício é o efeito diurético proporcionado pela combinação de água e sais minerais. Consumir o pepino cru é uma ótima opção. Ele também pode ser acrescentado a sucos refrescantes.

5. Melancia

O último alimento da lista é a melancia. Como ela contém muita água, obriga o organismo a urinar mais, fazendo com toxinas e líquidos sejam eliminados. Além disso, ela é fonte de licopeno, vitaminas e minerais. Por ter antioxidantes, ainda ajuda a combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular.

Melancia

A melancia é um dos alimentos diuréticos mais poderosos

Chás Diuréticos

Agora que já falamos dos alimentos diuréticos, é hora de comentar sobre os famosos chás com efeito diurético. Eles são muito usados nas dietas de emagrecimento porque reduzem medidas e a sensação de inchaço. Veja as principais opções:

1. Chá Verde

Ele é um dos mais conhecidos para emagrecer. O chá verde combina várias propriedades que ajudam na perda de peso e uma delas é o efeito diurético. Além de combater a retenção hídrica, o chá acelera o metabolismo, melhora a digestão, reduz os índices de gordura no sangue e age com antioxidante.

Chá Diurético

Conheça algumas opções de chá diurético para emagrecer e desinchar

2. Chá de Dente-de-Leão

O dente-de-leão é usado no Oriente há vários séculos. O chá feito com a planta é diurético com ação comprovada por estudos científicos. Em 2009, pesquisadores ministraram a infusão em 17 voluntários. Eles observaram que 5 horas após o consumo, os participantes apresentavam um aumento de 5% na quantidade e na frequência com que urinavam. Por isso, o chá ajuda no emagrecimento e combate infecções urinárias.

3. Chá de Cavalinha

Outra ótima opção diurética é o chá feito com a cavalinha. Ele aumenta o volume da urina, reduz o inchaço em todo o corpo e ainda favorece a eliminação de toxinas. Combinado com outras ervas, ela é altamente indicado para quem quer perder peso.

4. Chá de Sabugueiro

Seguindo com a lista, o chá de sabugueiro pode trazer muitos benefícios para quem sofre com a retenção hídrica. Ele é considerado com um dos mais poderosos diuréticos, além de atuar também como um laxativo leve. Por isso, ajuda a tratar problemas do trato urinário e reduz o sobrepeso.

5. Chá de Salsa

Antes falamos sobre a salsa como alimento, mas ela também pode ser usada no preparo do chá diurético. A dica é usar a hortaliça para temperar alimentos e ainda fazer o chá para consumo todos os dias. O ideal é fazer o chá com folhas frescas, que têm mais substâncias ativas.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email