Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Diferença entre Infusão e Decocção

As ervas e plantas têm poderes medicinais conhecidos desde a antiguidade e que vêm sendo passados de geração para geração. Afinal, quem nunca fez um chazinho com a indicação da vovó?

E cada vez mais, esses poderes são alvo de investigações científicas, que comprovam (ou não) os efeitos benéficos de diferentes ingredientes naturais. Para nossa sorte, muitas propriedades vêm sendo confirmadas, aumentando o leque de remédios naturais para quem prefere as plantas na hora de tratar ou prevenir as doenças. Mas para aproveitar os benefícios, é necessário saber usar esses ingredientes de forma correta.

A forma de uso mais conhecida das plantas e ervas medicinais é o chá. Nesse processo, as plantas são submetidas ao alto calor juntamente com água. A temperatura elevada é responsável por extrair as substâncias ativas do material vegetal. Assim, a água se une aos principais componentes da planta, dando origem ao líquido que chamamos de chá.

O que nem todas as pessoas sabem é que para preparar o chá corretamente é preciso saber qual é a melhor forma de manipulação da erva medicinal. Nem todas as plantas devem ser usadas da mesma forma. Em alguns casos, é importante que o calor não seja muito elevado. Porém, dependendo da parte utilizada para fazer o remédio, torna-se necessário o cozimento por mais tempo.

Dica Importante: o ideal é seguir sempre as recomendações de preparo de cada chá, sem alterar as quantidades e respeitando o processo indicado por um conhecedor do assunto. Caso seja feito de forma diferente do recomendado, pode ser que você não consiga aproveitar os benefícios do chá.

Veja abaixo quais são as duas formas mais comuns para se preparar um chá. Cada erva ou planta tem a sua forma de preparo específica.

Infusão

Infusão X Decocção

Diferença entre Infusão e Decocção

Uma das maneiras de se preparar o chá é conhecida como infusão. Esse processo é comum para receitas feitas com flores e folhas que são mais delicadas e precisam de mais cuidado. Na infusão, a erva é colocada em um recipiente de louça ou vidro. Depois, despeja-se água fervente sobre ela, não sendo indicado que se ferva a erva ou planta junto com a água. Para extrair os princípios ativos, a mistura deve ser abafada por alguns minutos (varia conforme a planta utilizada). Após o tempo necessário, o chá é coado e pode ser consumido em seguida.

Decocção

Diferentemente da infusão, a decocção submete os ingrediente ao processo de cozimento a uma alta temperatura. Geralmente, utiliza-se esse método quando o chá é preparado com as partes mais duras da planta (raiz, semente ou casca). Os ingredientes são colocados em um recipiente que possa ir ao fogo (preferencialmente de vidro). Depois acrescenta-se água fria e o recipiente vai ao fogo, semi tapado, por cerca de dez minutos. Em seguida, o chá deve descansar abafado por mais alguns minutos. A mistura é coada antes do consumo.

As informações de preparo dos chás estão sempre em suas receitas. Basta ficar atento e fazer da forma indicada.

Receitas e Naturais em seu email