Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Para que serve o Saião? Como fazer o chá

No post de hoje vamos falar sobre uma tradicional planta medicinal, mas que popularmente não é tão citada como outros tipos. O Saião, também chamado de folha da fortuna e tantos outros nomes dependendo da região em que você mora, está presente na medicina popular a muitos anos e possui diversas indicações.

Esses benefícios atribuídos ao uso do saião só são possíveis graças a suas características medicinais, o chá dessa planta é considerado uma substância que auxilia no combate a hipertensão, tem princípios anti-inflamatórios, antimicrobianos e também cicatrizantes.

Com suas folhas podem ser fabricadas pomadas, cremes, sucos e chás. Todos esses formatos permitem um bom aproveitamento dos benefícios oferecidos pela planta, a maior diferença é mesmo na forma de aplicação, nesse caso irá depender do objeto que deverá ser tratado pela substância.

Além dessas características medicinais, o suco feito com saião também é considerado diurético, ou seja, ajuda a diminuir a quantidade de liquido retido pelo corpo. Essa característica é uma grande aliada de quem está tentando eliminar uns quilinhos na balança. Aqui no blog temos outros textos falando apenas sobre os benefícios de fazer uso dos sucos diuréticos, vale a pena conferir. Veja uma pequena lista dos benefícios e propriedades do saião:

Benefícios

  • Tratamento de Infecções Pulmonares;
  • Feridas, Frieiras e Verrugas;
  • Indigestão, Úlcera e Gastrite;
  • Dores de Estômago;
  • Furúnculos;
  • Inflamação dos Ovários;
  • Icterícia;
  • Hemorroida;
  • Entre outros.

Essas são algumas das aplicações mais conhecidas e que há quem garanta que o uso do chá ajuda no tratamento. Vejamos a receita:

 

Chá de Saião

Por ser a forma mais tradicional de se utilizar a planta, no post de hoje vamos apresentar uma receita simples de chá, feito com as folhas do saião. Aproveite para testar combinações com outras frutas e ervas e incrementar a receita.

saiao

O saião tem diversas propriedades medicinais. Veja a receita:

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa das melhores folhas selecionadas;
  • 250 ml de água.

Modo de Preparo

Utilizando uma panela, leve a água ao fogo e deixe ferver. Adicione as folhas e tampe a panela, em seguida desligue o fogo e deixe o sistema fechado por cerca de 5 min.

Use como água para lavar feridas, ou fazer gargarejo. Ele também pode ser consumido quente ou frio, preferencialmente não adoce, mas caso julgue necessário, utilize açúcar mascavo que é mais saudável. Mel pode ser uma opção também.

Há alguns estudos sobre os efeitos da planta, mas nada catalogado ou muito divulgado. Em todos os casos vale ressaltar que nenhuma receita natural substitui por completo a visita ao médico ou a opinião de um especialista. Caso os sintomas continuem, procure seu médico.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email