Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Como Tratar os Sintomas da Infecção Urinária com Chás

A infecção urinária é um problema bastante comum entre as mulheres, por causa da anatomia específica do aparelho excretor feminino. Os sintomas mais recorrentes são a ardência ao urinar, sensação de queimação, idas frequentes ao banheiro, dor na região do baixo ventre ou na lombar e quantidade diminuída de urina. Eles são causados pela presença de microrganismos que podem atingir as vias urinárias e os rins.

Para quem sofre com a infecção, é importante tomar alguns cuidados em relação à higiene, como sempre usar o papel higiênico da frente para trás. Também é preciso evitar o uso de calcinhas apertadas, não prender a urina e beber muita água diariamente.

Os medicamentos naturais podem auxiliar no tratamento, mas não são capazes de combater sozinhos a infecção, sobretudo nos casos mais sérios. O que sugerimos é uso dos chás caseiros como um tratamento paralelo à medicação indicada pelo médico especialista. Como as bactérias são as principais causadoras da infecção, quase sempre é preciso tomar antibiótico durante alguns dias para acabar de vez com o problema.

Quebra Pedra

O chá de quebra-pedra serve para tratar a infecção urinária

Chá de Quebra Pedra

O chá de quebra-pedra é muito recomendado para tratar problemas relacionados ao aparelho urinário. Para fazer a receita em casa, use 2 colheres (sopa) da planta para cada litro de água. Ferva a água, desligue o fogo e depois acrescente a quebra-pedra. Abafe e deixe descansar por 5 minutos. Depois coe e guarde na geladeira. O ideal é tomar 1 copo do chá a cada 4 horas todos os dias.

Chá de Folha de Abacateiro

Outro remédio caseiro tradicional para acabar com a cistite e a infecção urinária é o chá feito com folhas de abacateiro. Como muita gente tem um pé de abacate no quintal, essa receita é mais acessível e costuma ser eficaz. Os ingredientes necessários são: 2 a 3 folhas de abacateiro secas e 1 litro de água. Leve a água para ferver e desligue quando começar a borbulhar. Acrescente as folhas, abafe por 15 minutos e depois coe. Tome pequenas porções ao longo do dia enquanto durarem os sintomas da infecção.

Chá de Cabelo de Milho

Por ser um poderoso diurético, o cabelo de milho é uma boa opção para limpar o canal urinário infeccionado. Use 5 g de cabelo de milho para cada 750 ml de água. Para potencializar o chá, junte também  5 g de zimbro e 5 g de alteia. Despeje a água fervente sobre as ervas, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Depois coe e tome 4 xícaras do chá diariamente.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email