Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás Que Grávidas Podem Tomar

Apesar de serem considerados como naturais e benéficos, os chás também podem trazer riscos para a saúde. Duranta a gravidez o risco se torna ainda maior, porque existem ervas capazes de reduzir a produção de leite, atrapalhar o desenvolvimento saudável do feto e provocar o aborto. Sabendo disso, as gestantes devem ter muito cuidado ao tomar qualquer tipo de chá. Veja algumas informações sobre infusões que podem ser indicadas ou não para mulheres grávidas.

Chá Preto

O chá preto é fonte de cafeína, assim como o café. Por isso, ele age como estimulante. A erva também tem efeito antioxidante, capaz de melhorar o funcionamento do organismo. Para as gestantes, o mais importante é que se observe a quantidade. Algo como 1 xícara do chá preto por dia não é prejudicial. Porém, o consumo acima de 300 mg por dia (equivalente a 3 xícaras médias) pode aumentar o risco de aborto.

Chá Verde

O chá verde é feito a partir da mesma planta que o chá preto, a Camellia Sinensis. No entanto, existem diferenças consideráveis nos efeitos trazidos pelos dois para as grávidas. O uso do chá verde pelas gestantes deve ser feito com muito cuidado, principalmente nos primeiros meses de gravidez. As substâncias ativa s do chá podem inativar uma enzima que participa do metabolismo do ácido fólico. Como este último é essencial para a formação do feto, não dá para correr riscos.

Grávidas podem tomar chás?

Grávidas podem tomar chás?

Chá de Hortelã

O chá de hortelã é uma opção interessante para as grávidas que querem amenizar a azia e reduzir um pouco da ansiedade. O consumo moderado da erva não prejudica a gestação e pode trazer alguns benefícios. Porém, o uso não é recomendado durante a lactação, pois diminuem a produção de leite. Uma boa dica é preparar o chá com a planta cultivada em casa, que é mais natural. Os chás de sachê também são bons, mas têm menos propriedades e substâncias ativas.

Chá de Gengibre

O chá feito com apenas 1 fatia de gengibre pode ser consumido pelas grávidas. Ele é bastante interessante porque atua como um medicamento natural para o enjoo bastante eficaz. Segundo pesquisas, o rizoma pode ser tão ou mais eficiente que os remédios alopáticos usados para esse fim. Mais uma vez, é importante tomar cuidado com o excesso, pois o gengibre ingerido em grandes quantidades pode elevar a pressão arterial. Grávidas já têm a pressão naturalmente aumentada, então esse é um efeito arriscado para a saúde da mãe e do feto.

Chá de Canela

A canela é bastante benéfica, mas deve ser evitada ao máximo pelas gestantes. Em pequenas quantidades a especiaria é inofensiva, porém o uso do chá pode ser altamente prejudicial para a gestação. Por estimular as contrações uterinas, a canela pode agir como um abortivo natural. Além disso, ela também pode elevar a pressão e trazer complicações para a gestação. O ideal, portanto, é não consumir o chá durante a gravidez. É importante enfatizar também que a receita não deve, em nenhuma hipótese, ser usada propositalmente para interromper uma gravidez indesejada.

Alguns chás podem ser consumidos durante a gestação

Alguns chás podem ser consumidos durante a gestação

Chás de Frutas

As futuras mamães que querem tomar chás podem aproveitar o sabor das frutas. Duas boas opções são os chás feitos com a casca do abacaxi e da maçã. As frutas têm papel importante na oferta de nutrientes para o bebê e os chás feitos com elas podem trazer benefícios como: controlar a ansiedade e melhorar a digestão. Um truque é não adoçar as bebidas, porque o açúcar agrava a azia, além de ser ruim para a saúde. Como as frutas são naturalmente adocicadas, o chá fica saboroso sem outros adoçantes.

Chá de Camomila

Outra opção liberada para as gestantes é a camomila. O chá feito com a erva age como um calmante natural. Assim, ajuda a reduzir ansiedade típica da gravidez e os problemas de sono. Porém, é bom não exagerar porque o consumo excessivo da camomila pode trazer efeitos contrários aos desejados. Prefira tomar 1 xícara antes de dormir ou pela manhã ao acordar.

Chá de Erva Doce

O chá de erva doce também tem efeito calmante, além de trazer benefícios digestivos. Para quem está amamentando, ele ainda estimula a produção de leite. O chá costuma ser indicado para bebês, mas esse uso é um tanto complicado. A mãe que consome a erva pode passar algumas de suas substâncias para o bebê ao amamentar. Fora isso, a ingestão de chá para recém-nascidos não é uma boa pedida, porque o organismo deles é muito sensível.

Outros Chás

Todas as ervas podem trazer consequências para o nosso organismo. Por isso, é fundamental procurar um médico antes de fazer uso de qualquer chá durante a gravidez. Apesar de algumas orientações gerais, existem sempre situações específicas que devem ser observadas. Quem faz uso de medicamentos, por exemplo, precisa pensar em interações entre substâncias. Problemas crônicos também interferem no efeito de plantas medicinais. Se você está pensando em tomar qualquer chá, converse com o médico responsável pelo seu pré-natal para recomendações mais seguras.

 

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email