Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chás Para Melhorar o Humor

Antigamente, os humores eram considerados como causa para quase todos os problemas. Hoje em dia, no entanto, a palavra tem um sentido diferente. Quando dizemos que alguém está de mau humor, isso significa que o estado de ânimo da pessoa não está bom. Alguns estados como a irritação e a indisposição, são associados ao mau humor. Já a alegria, o bem-estar e a satisfação caracterizam o bom humor.

Vários fatores contribuem para as mudanças de humor e qualquer pessoa pode ter um dia ruim. A vida moderna, com todos os seus estímulos, aumenta muito o estresse, o que leva à irritação. Esses processos, que experimentamos do dia-a-dia são explicados pelo funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Por isso, existem tratamentos naturais que podem ajudar a deixar os dias mais leves e agradáveis.

Chás Que Melhoram o Humor

As ervas que trazem mais tranquilidade, equilíbrio e bem-estar são as mais indicadas para quem quer melhorar o próprio humor. As mulheres que sofrem com a TPM, por exemplo, podem se beneficiar bastante com o uso de plantas com efeito levemente calmante. Os chás também servem para aliviar o estresse de dias muito conturbados ou melhorar o estado de irritação constante.

Já falamos aqui no Receita Natural sobre o chá da alegria. Ele é feito com sálvia, hortelã, camomila, endro, chá verde, erva doce, canela, semente de mostarda, tomilho e alecrim. Essa combinação, criada por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa é muito indicada para melhorar o humor. Após anos de pesquisa, os estudiosos notaram que a receita reúne as melhores propriedades das ervas mais usadas para combater o estresse e, por isso, funciona tanto.

Chá para melhorar o humor

Uma xícara de chá pode melhorar o seu dia!

Chá de Ervas

Outra receita com efeito levemente calmante pode ser feita com as seguintes ervas:

  • 75g de erva-cidreira
  • 20g de camomila
  • 15g de hortelã
  • 300 ml de água

Para fazer o chá, basta colocar as ervas na água fervente. Depois desligue o fogo, abafe e aguarde cerca de 10 minutos. Coe e tome o chá morno ou frio. O ideal é consumir 3 xícaras durante o dia, uma pela manhã, uma pela tarde e outra antes de dormir.

Chá Branco

O chá branco, derivado da planta Camellia sinensis, também é bom para quem sofre com as oscilações de humor. Esse efeito se deve à presença de uma aminoácido chamado L-teanina, que aumenta a sensação de bem-estar e também causa relaxamento. Além desses benefícios, o chá ainda serve para ajudar no emagrecimento e combater os radicais livres.

O chá deve ser feito com:

  • 1 xícara (chá) de água quente
  • 1 colher (sobremesa) de chá branco

Você também pode usar o chá em sachê. A água para preparo não deve ser fervente. Coloque em infusão por cerca de 4 minutos e tome em seguida sem adoçar. O uso constante do chá melhora o humor.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email