Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Receitas Fáceis de chás com Gengibre

Aqui no Receita Natural, já falamos por diversas vezes sobre as propriedades do gengibre e os benefícios que ele pode trazer para a saúde. Já demos também muitas dicas e receitas usando esta raiz. Devido ao grande sucesso dos posts sobre essa especiaria, hoje faremos um breve resumo das utilidades do gengibre em nossas vidas.

Primeiramente, é preciso falar que o gengibre é um alimento estimulante, ideal para quem está com indisposição frequentemente. E ele também é capaz de acelerar o nosso metabolismo, fazendo com que a queima de gorduras seja mais rápida. Por isso, ele está sendo muito usado para ajudar no emagrecimento.

Emagreça com o Gengibre

Para auxiliar no processo de perda de peso, tome o chá de gengibre três vezes ao dia. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de gengibre ralado (pode ser em lascas também)
  • 1 litro de água

Preparo

Aqueça a água, sem deixar que ferva. Quando começar a formar bolhas no fundo do caneco, desligue o fogo e adicione o gengibre ralado ou em lascas. Abafe e deixe descansar por dez minutos. Depois é só tomar o chá em pequenas porções durante o dia, especialmente entre as principais refeições.

Não tome o chá à noite. Por ser estimulante, ele pode causar insônia e agitação.

Chá de Gengibre com Maçã e Canela

Para potencializar ainda mais os efeitos do gengibre na sua dieta, acrescente maçã e canela ao chá. A maçã contem muitas fibras, que auxiliam na perda de peso e a canela também é um alimento termogênico, que acelera o metabolismo. Veja os ingredientes para fazer esse chá:

  • 3 maçãs vermelhas
  • 1 pau de canela
  • 2 colheres (chá) de gengibre ralado
  • 1 litro de água

O processo é praticamente o mesmo do chá acima. Basta colocar a água no fogo e esperar criar as primeiras bolhinhas para adicionar o restante dos ingredientes. A diferença é que nesse caso você pode tampar e abaixar o fogo e deixar que cozinhe por 5 minutos.

Tome o chá quente ou frio, três vezes ao dia. Observação: não é indicado para grávidas, pois a canela pode ser abortiva.

Chá de Gengibre para Gripe

O gengibre é um alimento poderoso quando se trata de curar a gripe. Ele aumenta a temperatura do corpo, eliminando o vírus da gripe e ajuda a tratar dores de gargante. Aliado ao limão, mel e canela, seus benefícios para curar a gripe são ainda maiores. Veja como fazer o chá:

Ingredientes

  • 4 a 5 rodelas de gengibre
  • 1/2 limão siciliano
  • 1 pau de canela
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1/2 litro de água

Como Fazer

Coloque todos os ingredientes, menos o mel, em uma panela. Deixe ferver por 5 minutos, apague o fogo e abafe por 10 minutos. Depois adoce com o mel e tome o chá em seguida, bem quente. Evite correntes de vento e abrir a geladeira após tomar o chá. Prefira ficar em um ambiente bem quentinho.

Se preferir, você pode substituir o limão pela laranja, que também contém vitamina C, fundamental para tratar a gripe e fortalecer o sistema imune.

Potencialize ainda mais o seu chá, adicionando um dente de alho. O alho é um excelente anti-inflamatório e auxilia no tratamento das gripes e resfriados. Para isso, refoque um dente de alho picado em um pouco de manteiga. Quando começar a dourar, desligue o fogo e jogue o chá por cima. Misture e beba em seguida. O sabor não é dos melhores, mas vale a pena.

Gengibre

Mesmo sendo benéfico, o gengibre deve ser consumido com cautela

Chá de Gengibre com Ervas

Como você já pôde observar, o gengibre deve estar sempre presente em nossa dieta, por conter diversas propriedades medicinais. Além de ser termogênico, ajudando a emagrecer e tratando os sintomas das gripes e resfriados, ele ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Vamos apresentar agora mais uma receita de chá que pode acabar com as gripes e dar fim ao mal estar causado pelo vírus. Ela leva o gengibre, limão e algumas ervas:

Ingredientes

  • 1 gengibre de tamanho médio cortado em fatias finas
  • cascas de ½ limão
  • 1 colher (sobremesa) de folhas secas de hortelã
  • 1 colher (sobremesa) de folhas secas de tomilho
  • 500 ml de água

Deixe a hortelã e o tomilho secando na sombra por algumas noites. Para fazer o chá, coloque a água para ferver e em outro recipiente, coloque as ervas, o limão e o gengibre. Assim que levantar fervura, despeje a água sobre os ingredientes e abafe por 10 minutos. Depois é só coar e tomar o chá três vezes ao dia.

Cuidados ao Consumir o Gengibre

Mesmo sabendo de todos esses benefícios do gengibre para a saúde, é importante lembrar que tudo em excesso faz mal, até mesmo produtos totalmente naturais. Por isso, nunca ultrapasse o limite de três xícaras diárias de qualquer um dos chás.

E se você é hipertenso, não deve consumir o gengibre, pois ele acelera o metabolismo e pode acelerar os batimentos cardíacos e aumentar a vasodilatação. Pessoas com a pressão arterial controlada podem utilizar a raiz sem problemas.

Já as grávidas também devem evitar o consumo de gengibre, que pode causar um aborto espontâneo, especialmente nos três primeiros meses de gestação.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email