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Chás Ansiolíticos: Quais as Melhores Alternativas Naturais?

Considerado o mal do século, a ansiedade, junto com o estresse fazem diversas novas vítimas todos os dias. Existem hoje vários tratamentos disponíveis no mercado, feito com os mais diferentes princípios ativos e com intensidades diferentes.

A quem quer evitar estes remédios convencionais, há alternativas mais baratas e que utilizam de recursos naturais que podem ajudar o individuo a passar pelos picos das doenças, e assim como servir de complemento para o tratamento.

No post de hoje vamos falar sobre essas alternativas e indicar chás que são recomendados para utilização como calmante e outras funções que podem auxiliar no tratamento dessas doenças. Confira!

Quais Chás Tomar?

Os mais indicados são os chás com propriedades calmantes e relaxantes musculares. Uma vantagem dessa bebida é que ela se encaixa na rotina corrida da maioria das pessoas que estão em busca desse tipo de tratamento. Além disso, o próprio hábito de se preparar e tomar um chá, já pode criar um efeito relaxante.

Algumas ervas que apresentam esses princípios ativos são:

estresse ansiolitico

Combata a ansiedade e estresse com chás

  • Camomila;
  • Valeriana;
  • Passiflora;
  • Erva-cidreira;
  • Lúpulo;
  • Centelha Asiática.

Entenda que essas bebidas podem ser usadas como calmante para aliviar uma crise de estresse e ansiedade, mas também funcionam contra insônia, nervosismo e outras crises de humor. Assim como qualquer outro remédio, apesar de serem naturais elas também possuem contra indicação, dessa forma, antes de aprender como fazer o chá é importantíssimo destacar que:

Contraindicações

Gestantes e Lactantes não devem fazer o uso de nenhum tipo de chá e/ou outras substâncias sem antes consultar seu médico. Apesar de menor, o risco que a composição de chás naturais faça algum efeito para o bebê existe, portanto certifique-se quanto a liberação para o consumo.

Pessoas com problemas cardiovasculares, também não devem consumir calmantes, nem estimulantes sem antes consultar um médico. Por isso entenda que a medicina popular pode ajudar no tratamento mas não substitui a visita ao médico.

O último grupo que merece atenção antes mesmo de iniciar o consumo desses chás são as crianças, pois algumas dessas plantas podem apresentar substâncias fortes e que representem algum risco à saúde dos pequenos.

Dito isso, a seguir você irá aprender uma receita básica e que pode ser utilizada com todas as ervas citadas nesse artigo, dessa maneira você será capaz de usufruir dos benefícios calmantes de qualquer uma das opções que venha escolher, confira!

Chá de Ervas

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) da erva escolhida;
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo

Em um recipiente coloque a água e leve ao fogo. Espere até que o conteúdo alcance o ponto de fervura e adicione a erva. Tampe a panela e deixe assim por cerca de 10 min, após esse período coe e sirva quente ou gelado. Em um primeiro momento não recomendaríamos que o chá fosse adoçado, mas caso você sinta a necessidade, dê preferencia pelo açúcar mascavo ao invés do comum.

Como já foi mencionado, mas vale destacar, esse tipo de tratamento não substitui o acompanhamento médico ou a opinião de um especialista, portanto não deixe de agendar uma consulta. Chás ansiolíticos também não devem ser consumido em grandes quantidades, o indicado é de duas a três vezes ao dia, no máximo.

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