Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá Preto

A erva Camellia Sinensis é muito conhecida por todos que procuram uma alimentação saudável e formas de evitar doenças, assim como o emagrecimento. Ela ficou muito famosa, especialmente por causa do chá verde, mundialmente conhecido e muito consumido. Mas esta erva é a responsável por vários tipos de chás. Todos são produzidos a partir da mesma planta, porém, o que muda é a forma de preparo das folhas.

 O chá preto é o chá mais comum no Ocidente, seja em saquinhos comprados em caixinhas industrializadas, os famosos sachês, como em folhas. Grande parte do chá que consumimos por aqui vem da Índia. A diferença do chá preto para ou outros chás é o período de oxidação a que as folhas são expostas. Em um processo chamado de fermentação, a erva Camellia Sinensis é enrolada e então seca em bandejas quentes. Este processo faz com que o chá preto alcance altos níveis de cafeína sendo o mais forte de todos os outros chás: chá verde, chá branco e chá vermelho.

Na China, o chá preto é conhecido como chá vermelho, provavelmente por sua cor marrom avermelhada.

Propriedades do Chá Preto

Estudos realizados em Boston University em 2001  mostram que o consumo do chá reduz a ocorrência de doenças cardiovasculares. Tomando o chá logo após as refeições, ele ajuda a diminuir a quantidade de gordura ingerida pelo organismo. Dessa forma, o chá contribui para a circulação sanguínea. Em outra pesquisa, mais benefícios do chá preto foram descobertos. Pesquisadores do University College London (onde o chá preto é muito popular) perceberam uma diminuição do nível de stresse, através da redução do hormônio cortisol no sangue. Para os que bebiam o chá, os níveis de stresse depois de situações desgastantes caia pela metade em relação ao grupo que não tomou do chá real (mas sim, um placebo).

Devido à substâncias antioxidantes presentes nas folhas, o chá previne o envelhecimento precoce, além de fortalecer o sistema imunológico.

Para emagrecer, o chá funciona acelerando o metabolismo. Com as funções metabólicas aceleradas, o emagrecimento se torna mais fácil e rápido.

Como Preparar o Chá Preto

Conheça os benefícios do chá preto

Conheça os benefícios do chá preto

O preparo é bem simples, mas requer alguns cuidados. A água para o preparo do chá não deve levantar fervura. Assim que começar a borbulhar, cerca de 93º, você já pode desligar o fogo e colocar as folhas ou o sachê. Aguarde de 4 a 5 minutos para coar e beber.

Coloque duas colheres de sopa da Camellia Sinensis para 1 litro de água.

Posologia

O consumo de até quatro xícaras diárias é considerado normal. Não se deve tomar mais que esta quantidade. É aconselhável tomar uma xícara do chá após as principais refeições.

Cuidados

O chá preto possui mais benefícios do que malefícios, mas alguns grupos devem evitá-lo. É o caso de grávidas, crianças, pessoas com problemas de estômago, doenças renais, hipertireoidismo ou problemas cardiovasculares. Por conter muita cafeína, pode ser agressivo ao estômago, especialmente em pessoas que já possuem problemas como úlcera ou gastrite.

Por conter muita cafeína, evite o consumo noturno, especialmente se você tem problema de insônia. A cafeína é uma substância muito estimulante, podendo prejudicar muito o sono.

Receitas e Naturais em seu email