Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá Preto Com Leite: Veja a Receita do Chá Inglês

O hábito de tomar chá com leite não é muito comum aqui no Brasil. No entanto, na Inglaterra e outros países europeus, essa prática é bastante usual. O famoso chá britânico nada mais é, na verdade, que o chá preto tradicional bebido com um pouquinho de leite. A combinação, que funciona mais ou menos como o nosso café com leite, tende a equilibrar o sabor do chá preto, que costuma ser um pouco ácido por causa da fermentação da erva.

Pesquisas Sobre o Chá Preto

Os benefícios do chá preto vêm sendo estudados por cientistas de vários lugares do mundo. Uma pesquisa recente mostrou que a bebida contém altas quantidades de duas substâncias fundamentais: as teaflavinas e as tearubuginas. Os nomes parecem estranhos, mas o que você realmente precisa saber é que esses compostos parecem diminuir a gordura absorvida durante a digestão e, consequentemente, o índice de colesterol ruim.

No estudo, os cientistas realizaram pesquisas com camundongos que mantiveram uma alimentação rica em gordura, mas receberam o extrato do chá preto. Como resultado, eles observaram que as substâncias mencionadas acima ajudaram a prevenir a obesidade, apesar da dieta gordurosa. Os pesquisadores notaram ainda que os ácidos gordos e colesterol presentes no sangue foram diminuídos, assim como a quantidade de tecidos adiposos e teor de gordura presente no fígado dos ratinhos.

Esses resultados positivos são explicados pela ação dos extratos em nosso organismo. Os pesquisadores defendem que as teaflavinas e as tearubuginas inibiram a absorção de parte das gorduras ingeridas pelos camundongos durante o período da experiência. Por isso, a alimentação rica em lipídios não levou ao aumento de peso, gordura corporal e índices de colesterol ruim.

Chá Inglês

Veja o que dizem os cientistas sobre os benefícios do famoso chá inglês

O Problema do Leite

Até aí, podemos imaginar que os ingleses estão aproveitando todos esses benefícios ao tomar o chá preto todos os dias. O problema, no entanto, é que os estudos mostram que as proteínas encontradas no leite de vaca podem neutralizar os efeitos positivos dos extratos da erva. Por isso, mesmo com o alto consumo de chá preto, os britânicos não apresentam a redução dos níveis de gordura vista nos camundongos do estudo.

A explicação está no processo químico que ocorre quando juntamos o leite e o chá. Nessa combinação, os compostos benéficos se unem às proteínas do leite, ocorrendo a neutralização de ambos. Isso quer dizer que o famoso chá inglês não só perde os benefícios contidas na erva fermentada da Camellia sinenis, como também não conta com o valor proteico do leite.

Após essas observações, pesquisadores estão procurando formas de produzir o chá de modo que ele não seja neutralizado pelo contato com leite. A ideia é manter os polifenóis presentes no chá mesmo quando ele for misturado ao leite de vaca na tradicional receita inglesa. Além disso, os cientistas acreditam que durante muito tempo os benefícios do chá preto tenham sido disfarçados pelo leite. Ele pode ser mais benéfico em relação a absorção de gordura que o consagrado chá verde, mas esse efeito tende a ser mascarado pela constante presença do leite.

Devo Tomar o Chá Com Leite?

O chá sem leite é bem mais benéfico que a receita inglesa, mas quem já tem esse hábito pode continuar tomando a bebida. Os pesquisadores garantem que mesmo com leite o chá ainda contém boas quantidades polifenóis. Elas só são reduzidas em relação ao chá sem leite, porém ainda é melhor que não consumir o chá de forma alguma.

Com os estudos em relação ao chá preto com leite, os cientistas observaram ainda que o tipo de leite usado na receita pode fazer muita diferença em relação aos benefícios obtidos. Por mais estranho que pareça, o leite desnatado, geralmente tido como mais saudável, é o que mais causa a neutralização dos compostos positivos do chá preto. O leite integral e o leite semi-desnatado interferem menos na presença dos polifenois, muito provavelmente por causa da presença de gorduras.

Chá preto com leite

Aprenda a preparar o chá preto com leite em casa

Receita do Chá Inglês

Depois de saber tudo isso, você deve estar pensando sobre o consumo do chá preto com leite. O que recomendamos aqui é que você prefira o chá puro, que contém maior quantidade de polifenóis. Porém, se você não gosta muito do sabor do chá, ele pode ficar mais gostoso com um pouco de leite. Com a receita, você consumirá alguma quantidade dos polifenóis que fazem bem ao organismo e ajudam na redução do colesterol. Para fazer a bebida em casa, você vai precisar de:

  • 100 ml de água
  • 50 ml de leite
  • 1 saquinho de chá preto

A melhor opção é o leite semi desnatado, que tem menos gorduras que o leite integral mas não neutraliza os compostos do chá tanto quanto o leite desnatado. Com relação ao chá, o sachê vendido nos supermercados costuma ser menos saudável que a erva pura vendida separadamente. Se você encontrar a erva, use 1 colher (sobremesa) no lugar do sachê.

O preparo é simples, mas você tomar cuidado com a temperatura da água, pois ela não pode chegar a ferver. Coloque a quantidade indicada de água na chaleira e fique observando. Assim que começarem a surgir as primeiras bolhinhas, desligue o fogo. Junte a erva ou o sachê e deixe abafado por dois minutos. Enquanto isso, aqueça o leite.

Então coloque o leite bem quente no fundo de uma xícara. Depois venha com o chá também quente e coado. Misture e tome em seguida. Para aproveitar melhor os nutrientes, é melhor não adoçar o chá. Ele deve ser tomado diariamente para garantir todos os benefícios mencionados acima, lembrando sempre que sem leite o seu chá ficará mais saudável.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email