Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Voz Rouca com Gengibre

 

A voz rouca aparece de repente, ao acordar, ou a noite; à princípio parece legal e até bonito, mas a rouquidão pode ser sintoma de alguma gripe ou alergia.

Se você usou muito a voz no dia anterior, como falar por muito tempo em voz alta ou mesmo gritou, esta também pode ser a razão. O bom é tratar a voz rouca para não esforçar as cordas vocais. Existem várias receitas para tirar a voz rouca, mas a mais conhecida é o chá com gengibre.

Ingredientes

gengibre em pedaços

O gengibre é antitussígeno

  • Três fatias finas de gengibre
  • 400 ml de água
  • mel a gosto

Modo de Preparo

Coloque a água para ferver com as fatias de gengibre e deixe fervendo por cerca de 20 min. Espere esfriar, coe, adoce e beba durante o dia.

Os Benefícios do Gengibre Para a Voz

Muitas pessoas que trabalham com a voz como cantores, professores e operadores de telemarketing já conhecem os benefícios do gengibre para a voz. Isso porque o gengibre é anti-inflamatório, e anti-gripal. Além disso, o gengibre é antibacteriano, antiviral e antisséptico. E o melhor é que ele é também antitussígeno, ou seja, ele combate a tosse!

Além do chá de gengibre, você pode se beneficiar das propriedades medicinais através das balas de gengibre e mel, que podemos encontrar nas casas de produtos naturais como Mundo Verde.

Causas da Rouquidão

Antes de você pensar que a causa da sua rouquidão é um câncer de laringe, saiba que existem muitas razões para a alteração da voz. Razões simples, que vão curar rapidamente, antes mesmo que você termine de fazer o chá, ou questões mais complexas que vão demandar realmente um tratamento com um fonoaudiólogo por exemplo.

A voz rouca pode ser aguda ou crônica. Agudo é aquilo que começou agora e será por pouco tempo, e a crônica é aquela voz rouca que vem lhe acompanhando por um bom tempo.

A rouquidão pode ter a ver com infecções na laringe ou nas cordas vocais; mas em alguns casos o problema pode estar é no esôfago, como é caso de rouquidão devido à refluxo gastroesofágico.

Mas as causas mais comuns são mesmo alergias, resfriados ou abuso da voz. Neste caso, o repouso da voz é essencial, assim como a hidratação oral com água. Comer maçãs também ajuda neste processo, pois ela é adstringente.

Se a rouquidão persistir por mais de uma semana, é recomendado buscar ajuda médica. Se o seu bebê (menor de três meses) estiver rouco procure um médico imediatamente, pode ser refluxo ou laringite.

Pessoas que fumam (deviam parar) também podem apresentar rouquidão, bem como quem bebe em excesso.

Caso sua voz rouca não melhorar, procure um médico clínico geral, ele poderá avaliar melhor a situação e fazer encaminhamentos, se necessário, para um fonoaudiólogo, pneumonologista, gastroenterologista, ou o otorrinolaringologista, se for o caso.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email