Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Chá para Tratamento de Varizes

Muito além do problema estético, as varizes também não são benéficas à saúde. Para explicar, grosso modo, varizes são veias que se dilatam desenvolvendo-se sob a superfície da pele, sobretudo nos membros inferiores, as pernas, ficando aparentes e .

Aqui veremos um chá para o tratamento das varizes, a base de mil folhas também conhecido como milefólio, ele será usado tanto interna, quanto externamente. Se o problema são as micro varizes, saiba como utilizar laranjas para o tratamento das micro varizes. Mais abaixo, há também algumas sugestões de outros tratamentos e como lidar com o problema de varizes.

Você vai precisar de:

 

  • Duas colheres de sopa de flores de mil folhas
  • Um litro de água

Modo de Fazer: Ferva as flores de mil folhas na água por cerca de cinco minutos. Em seguida, coe o chá.

Posologia: Como tomar

mil folhas milefolio

O chá de mil folhas, milefolio, pode auxiliar no tratamento das varizes

Beba uma xícara do chá pela manhã, em jejum, e a outra xícara mais à noite. Outra alternativa seria utilizar o chá para compressa também, duas vezes por dia a qualquer momento.

Cuidados: Gestantes devem evitá-lo e o contato direto com o sol após a aplicação na pele também não é aconselhável.

Informações Adicionais sobre o tratamento das varizes

Além do tratamento caseiro e natural para varizes, existem outros tratamento menos invasivos que a cirurgia. No caso das micro varizes, o mais comum é o procedimento de queimar os vasinhos com laser. Mas só um médico angiologista ou cirurgião vascular poderá indicar qual a melhor técnica para cada tipo de vasos após uma análise. Em muitas situações, mais de uma técnica será usada, de acordo com o tipo de varizes e da pessoa.

Em alguns casos o laser é usado para cirurgia em veias mais grossas, a técnica é chamada de cirurgia de varizes com laser endovenoso

Outro método muito usado é o tratamento com espuma, chamada de escleroterapia, ou aplicação em vasinhos. Neste caso um remédio com aspecto de espuma que vai ser aplicado através de agulhas diretamente nos vasos a serem eliminados. O remédio faz com que o vasinho desapareça. Essa técnica é segura desde que seja feito apenas nos vasinhos fininhos, nas veias maiores ele não deve ser aplicado pois pode gerar edemas, manchas escuras e até mesmo trombose. É importante também que seja feito em várias sessões para que o paciente tolere bem o volume de remédio, que na maioria das vezes é a glicose. Por isso, diabéticos devem informar sua condição ao médico.

O número de sessões poderá ser reduzido, desde que a técnica usada seja a Crioescleroterapia, que é parecida com a escleroterapia, porém o remédio (esclerosante) está a uma temperatura de menos de 40 graus negativos, potencializando os efeitos positivos e reduzindo os efeitos negativos.

Alguns casos são tratados com cirurgia de retirada da veia, e o tempo de recuperação passa a ser maior, assim como os cuidados a serem tomados.

Os planos de saúde cobrem o tratamento de varizes quando é tido que é por questão de saúde e não apenas estética, o mesmo acontece com os usuários do SUS. Mas para saber se o problema é só estético ou não, exames de imagens, como o Eco-Doppler ou Ultrassom Vascular.