Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Tratamento da Anemia

A anemia é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro. Algumas pessoas tendem a achar que é um problema comum somente em países que sofrem com a desnutrição e que é uma doença relacionada a pessoas de baixa renda, mas isso é um mito. A anemia é a diminuição nos níveis de hemoglobina no sangue, cuja uma das funções principais é levar oxigênio dos pulmões até as células. As causas da anemia podem ser nutricionais, devido a falta de certos nutrientes como o ferro (a anemia ferroprivativa) ou vitamina B12 (Anemia perniciosa, vegetarianismo, difilobotríase), mas existem ainda causas genéticas (a anemia falciforme) e hemorrágicas, causadas por acidentes ou mesmo pelo parto.

Já os sintomas da anemia estão ligados à fadiga e à fraqueza, tonturas, vertigens, dificuldade de concentração, palpitação e taquicardia, falta de ar, além de outros sintomas e a palidez da pele. A anemia pode ser grave e somente um médico pode detectar a causa da anemia com precisão e oferecer o melhor tratamento.

Porém, algumas plantas podem auxiliar no tratamento da anemia, se forem aliadas ao tratamento indicado pelo médico. É o caso da artemísia, uma erva muito utilizada desde a antiguidade e que tem muitas propriedades medicinais. Ela também é conhecida como absinto, artemija, erva-de-são-joão, flor-de-são-joão, losna, losna-brava, isopo-santo, dentre outros nomes. Além de ser eficaz no tratamento da anemia, a artemísia também é indicada como calmante natural, para tratar problemas dos rins, no controle da asma, na diminuição dos sintomas da TPM e para tratar náuseas, azia, má digestão, diarreia e gases. Alguns estudos relatam que a planta também é capaz de prevenir o câncer de mama.

A artemísia é encontrada facilmente em jardins, mas também pode ser comprada em lojas especializadas em produtos naturais. Abaixo vamos ensinar como fazer o chá de artemísia para ser usado durante o tratamento da anemia, mas lembre-se que este remédio deve servir, somente, como medida auxiliar, não substituindo o receituário médico.

Chá de Artemísia para Tratar a Anemia – Receita

Ingredientes

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • Uma colher de sopa das folhas secas de artemísia
  • Um litro de água

Modo de Preparo

Ferva a artemísia junto com a água por aproximadamente cinco minutos. Depois tampe o recipiente e aguarde amornar. Em seguida coe o chá e beba.

Posologia (Como Usar o Chá)

Artemísia

Aprenda a fazer o chá de artemísia

Beba uma xícara do chá para anemia de seis em seis horas. Siga as recomendações médicas e se alimente bem, consumindo bastante folhas verdes escuras, que são ricas em ferro. O feijão também é uma boa fonte de ferro, assim como o fígado de boi. Coloque gotas de limão na comida ou beba um copo de suco de limão ou laranja junto da refeição. A vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro contido nos alimentos.

Cuidados (Precauções)

Este chá deve ser evitado por gestantes e lactantes.

Não deve ser consumida crua, sem ferver, pois pode ser tóxica. Não exagere no consumo do chá, beba somente a quantidade recomendada acima.

Receitas e Naturais em seu email