Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Retenção Hídrica

A retenção hídrica, mais conhecida como retenção de líquidos, é um problema que atinge grande parte da população. É comum que as pessoas se sintam inchadas, principalmente nas pernas e nos braços. Essa sensação é causada pelo acúmulo de líquidos no organismo.

Normalmente, esse acúmulo de líquidos ocorre quando a pessoa fica muito tempo em uma mesma posição, como pessoas que trabalham o dia todo sentadas, por exemplo, ou quando viajam em longos voos. É comum que ocorra inchaço nos tornozelos quando a pessoa fica muito tempo em pé também. A gravidade ainda ajuda, fazendo com que os líquidos desçam para a região das pernas, causando o inchaço.

Nas mulheres, esse problema é bem comum durante a gravidez e no período pré-menstrual, devido as alterações dos hormônios. Você já deve ter reparado como algumas mulheres nas últimas semanas de gestação ficam inchadas, e também já deve ter visto alguma mulher reclamar que fica inchada no período que antecede a menstruação.

Até mesmo o uso de pílulas anticoncepcionais favorecem a retenção hídrica no corpo, o que pode também ser uma das causas da celulite. Além dos anticoncepcionais, outros medicamentos podem causar a retenção de líquidos. São eles: medicamentos para a depressão, diabetes, hipertensão arterial, cortisona e anti inflamatórios não-esteroides.

A alimentação também pode influenciar na retenção de líquidos. O excesso de sódio no corpo estimula a retenção hídrica, causando inchaço. O sódio é encontrado no sal, por isso evite o excesso de comidas salgadas.

Tratamento Natural para a Retenção de Líquidos

Quem sofre com os inchaços pode recorrer aos chás medicinais para amenizar o problema.

Algumas ervas, com função diurética, ajudam o organismo a eliminar o excesso de líquidos, pois estimulam o organismo a eliminar esses líquidos através da urina. Dentre elas, podemos mencionar a cavalinha, o dente-de-leão, o cabelo-de-milho, o sabugueiro e a salsa. Essas ervas agem principalmente nos rins, inibindo a produção da cortisona. Veja abaixo como preparar um bom chá para retenção de líquidos.

Ingredientes

Cana do Brejo

Cana do Brejo, um dos ingredientes do chá diurético

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 colher (de sopa) de cavalinha
  • 2 colheres (de sopa) de cana do brejo (cana de macaco)
  • 1 colher (de sopa) de cabelo de milho
  • 1 litro de água

Modo de Preparo

Em uma panela de vidro, junte a água a e a cana do brejo. Depois que ferver, desligue o fogo e acrescente a cavalinha e o cabelo de milho. Tampe a mistura e deixe descansar por 15 minutos. Por fim, basta coar e guardar em uma jarra com tampa.

Posologia (Como Tomar o Chá)

Tomar de 3 a 4 xícaras do chá ao longo do dia, preferencialmente 15 minutos antes das refeições principais.

É importante beber bastante água durante o tratamento. Ao contrário do que muitos pensam, não é a ingestão de líquidos que fazem com que eles se acumulem no organismo. Por isso, é preciso continuar ingerindo líquidos normalmente, pois a água é indispensável para o bom funcionamento do corpo.

A prática de atividades físicas também pode ajudar a acabar com a retenção hídrica, já que estimula os músculos, fazendo com que o sangue e outros líquidos sejam bombeados de forma correta para o coração.

Receitas e Naturais em seu email