Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá Para Gordura no Fígado (Esteatose Hepática)

A esteatose hepática, popularmente conhecida como fígado gorduroso, é uma doença causada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado. A ingestão de álcool é uma das principais causas da esteatose, pois prejudica o bom funcionamento do fígado. Porém, existem também os casos em que o problema aparece em pessoas que não ingerem bebidas alcoólicas, geralmente devido ao excesso de peso ou uso de medicamentos específicos.

O chá de cardo mariano ajuda a reduzir a quantidade de moléculas de gorduras nas células hepáticas porque a planta tem propriedades adstringentes, além de estimular a produção de enzimas pelo fígado que facilitam a digestão. Por isso, a receita abaixo é indicada para quem tem esteatose hepática, lembrando que o consumo do chá deve estar aliado às recomendações médicas para, de fato, acabar com o problema.

Ingredientes:

Cardo Mariano

Cardo Mariano

  • 2 colheres (chá) de semente de cardo mariano
  • 2 xícaras (chá) de água

Modo de Preparo: Leve a água para ferver em uma chaleira. Depois que ferver, desligue e acrescente as sementes do cardo mariano. Então tampe a chaleira e deixe abafado por 15 minutos. Após esse tempo, coe e reserve para tomar durante o dia.

Posologia: O chá deve ser tomado morno ou frio em duas porções diárias: 30 minutos antes do almoço e 30 minutos antes do jantar. Você pode preparar metade da receita de manhã e a outra metade à noite ou fazer o suficiente para as duas porções. O chá só não deve ser guardado por mais de 24 horas.

Precauções: O chá de cardo mariano é uma forma de tratamento complementar para a esteatose hepática. Para um efetivo resultado do consumo da infusão, é necessário seguir uma dieta com redução de alimentos gordurosos, praticar exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

O tabagismo é outro fator bastante prejudicial nos casos de fígado gorduroso. Uma conversa com o seu médico pode apontar para outras opção de causa e controle do problema.

Esteatose Hepática Tem Cura?

Sim. É importante ter em mente que a esteatose hepática é uma doença benigna, porém, por fortes indícios de piora no quadro clínico, se não tratada corretamente.

É importante ficar atento à sintomas simples, como: a boca seca, além de dores abdominais na zona superior direita e a sensação de indisposição após uma refeição rica em gorduras. Todos esses fatores indicam para um mal funcionamento do fígado. Porém, os indícios de que a doença está se complicando são a sensação de cansaço, fraqueza, perda de apetite e aumento do fígado.

Nos casos mais graves de gordura no fígado, os sintomas mais recorrentes são o acúmulo excessivo de líquidos na cavidade abdominal, confusões mentais, hemorragias e icterícia – que resulta na coloração amarelada da pele e dos olhos.

É a atenção a esses detalhes que irá levar ao diagnóstico precoce e evitar quadros mais graves da doença, que evolui de forma gradual e lenta. Geralmente, o primeiro passo para o tratamento é a mudança na dieta, para facilitar a perca de peso e consequentemente, o nível de gordura acumulada no fígado.

Porém, essa medida deve ser acompanhada por um profissional da saúde, já que a brusca perca de peso pode levar ao descontrole do metabolismo do corpo humano, sobrecarregando o fígado. Além disso, dependendo do diagnóstico, o paciente pode precisar de tratamento por meio de medicamentos o que intensifica a necessidade de que ele seja acompanhado por um médico.

Entretanto, é possível evitar a doença e consequentemente a ingestão de comprimidos. Tudo isso, por meio de uma dieta balanceada que restrinja o consumo de carboidratos e gorduras saturadas.

Aliado ao consumo regular de água todas as pessoas deveriam priorizar uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e vegetais, além de uma fonte de proteína e muita fibra. Desda forma, estariam evitando não apenas as doenças hepáticas, mas também todas as demais doenças relacionadas ou provocadas pela má alimentação.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email