Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Gastrite Nervosa

O estresse é um dos problemas mais comuns da atualidade. Cada vez mais pessoas são vítimas de quadros agudos de estresse. Isso se deve à vida cada vez mais corrida, onde todos têm hora marcada para tudo e não sobra tempo para o descanso e o lazer.

E se já não bastassem todos os problemas cotidianos trazidos pelo estresse, a doença também pode desencadear um quadro de gastrite, que é uma inflamação na mucosa do estômago. Os principais sintomas da gastrite são azia, dor de estômago e dificuldade de digestão. O aparecimento de um ou mais desses sinais pode indicar uma gastrite nervosa, o que quer dizer que foi gerada através do estresse que a pessoa vem sofrendo.

A doença é comum em pessoas que estão passando por momentos de grande nervosismo e tensão. Pode ser a preocupação com uma doença de um familiar, preocupação com a vida financeira, excesso de trabalho ou casos de fadiga extrema. É comum também em pessoas que estão próximas de um casamento ou formatura, ou outro tipo de data importante, que gera ansiedade e preocupação para que dê tudo certo.

Tratamento Caseiro

Quando os sintomas surgem, um médico deve ser consultado para averiguar a gravidade do problema e recomendar o tratamento adequado. Mas quem prefere os medicamentos naturais, pode recorrer às ervas e plantas para tratar a doença.

O chá de camomila e espinheira santa pode amenizar a gastrite nervosa. A espinheira santa alivia os sintomas digestivos, que são as dores de estômago, azia e dificuldade de digestão, enquanto a camomila combate o nervosismo, deixando a pessoa mais calma para que o problema não persista. Veja como fazer esse chá!

Ingredientes

Espinheira Santa

Espinheira santa: um dos ingredientes do chá

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 litro de água
  • 1 colher (de chá) de camomila seca
  • 1 colher (de chá) de espinheira santa

Modo de Preparo

Coloque as ervas em um recipiente de vidro. Ferva a água separadamente em um recipiente que não seja de alumínio (pode ser vidro, inox ou esmaltado). Depois despeje sobre as ervas, tampe e mantenha em infusão por 10 minutos. Coe o chá e guarde em uma jarra ou garrafa com tampa.

Posologia (Como Usar o Chá)

Tome pequenas quantidades do chá diariamente, durante um período de 15 dias. A quantidade recomendada é de até 1 litro por dia.

Cuidados (Precauções)

O chá não deve ser consumido por grávidas, lactantes e crianças menores de 6 anos. Vale sempre lembrar ainda que os tratamentos naturais não substituem o tratamento médico adequado. Por isso não deixe de visitar o seu médico.

E se os sintomas persistirem, consulte o médico novamente para que sejam feitos novos exames. Nunca exceda a quantidade de um litro por dia de chá.

A gastrite é uma doença simples, mas se não for tratada pode evoluir para uma úlcera, que é uma ferida no estômago e, em alguns casos mais graves, pode até causar câncer de estômago.

Observação: O consumo de álcool, o cigarro e certas doenças, como a doença de Crohn e o linfoma, por exemplo, também podem causar a gastrite.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email