Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá Para Diminuir o Colesterol

Quimicamente, o colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. Ele é fundamental para o funcionamento do organismo e, a maior parte do colesterol presente em nosso corpo é sintetizado por nós mesmos. Somente uma pequena quantidade vem da nossa alimentação. Por isso, apenas o consumo de colesterol por meio da dieta é capaz de provocar elevações nos níveis sanguíneos dessa substância.

Em nossa alimentação, o colesterol é proveniente de gorduras animais. Assim, qualquer alimento que contenha gordura animal possui colesterol (leite, ovos, manteiga, carnes e etc.). Por outro lado, alimentos que não gorduras de fonte animal são livres de colesterol (óleo de soja, abacate, amendoim).

Levando em consideração essas informações, é fácil compreender a relação entre os níveis de colesterol e nossa alimentação. De um modo geral, pessoas que têm colesterol alto conseguem controlar o problema fazendo uma dieta balanceada e pobre em gorduras de origem animal. Alguns produtos vegetais, como a linhaça e o amendoim, contêm substâncias semelhante ao colesterol, os fitoesteróis, que enganam o organismo e ajudam a regular a taxa dessas gorduras no sangue.

As ervas da receita abaixo também contribuem para a redução do colesterol, mas não fazem milagres. Para que o chá funcione, é necessário alterar a alimentação e seguir as recomendações médicas.

Erva de Bugre

Erva de Bugre

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de erva de bugre
  • 1 colher (sopa) alcachofra
  • 1 colher (sopa) de chapéu de couro
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Junte as ervas e a água e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue. Tampe o recipiente e mantenha abafado por pelo menos 10 minutos. Depois coe e reserve para consumir.

Posologia

Tomar todo o chá ao longo do dia em pequenas porções. É possível tomá-lo frio ou morno. O ideal é não adoçar.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email