Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá Para Colite

A colite é a inflamação da mucosa que reveste o cólon (intestino grosso). Quando ocorre esse processo inflamatório, ocorrem sintomas como: diarreia, distensão do abdômen, dor abdominal, febre, aumento na necessidade de evacuar, fezes com sangue e flatulência.

Ela pode estar associada a outros problemas, como a síndrome do intestino irritável, a intoxicação alimentar e a Doença de Crohn. No entanto, não existem causas específicas para a ocorrência da inflamação. Os médicos desconfiam de uma predisposição genética, além de fatores externos, como o estresse e má alimentação.

Algumas mudanças de hábitos auxiliam no tratamento, como mastigar bem os alimentos e evitar líquidos muito quentes ou frios demais. A prática de exercícios de relaxamento também são indicadas para pessoas com colite. A receita de chá que ensinaremos a seguir serve como tratamento complementar para a inflamação.

Cipó Cabeludo

Cipó Cabeludo

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de folhas de algodoeiro
  • 1 colher (sopa) de barbatimão
  • 1 colher (sopa) de ipê roxo
  • 1 colher (sopa) de cipó cabeludo
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque a água em um chaleira e leve ao fogo. Assim que começar a borbulhar, desligue e acrescente todos os ingredientes. Tampe a chaleira e deixe abafado por 10 minutos. Passado esse tempo, coe e reserve o chá para ser consumido ao longo do dia.

Posologia

Para obter os efeitos desejados na redução dos sintomas da colite, é necessário tomar de 3 a 4 xícaras do chá diariamente, com um intervalo de cerca de 3 horas entre cada porção. O tratamento deve ser seguido pelo período de 1 mês, mesmo que os sintomas desapareçam.

Cuidados

Na hora de comprar as ervas, escolha uma loja especializada e com boa reputação. Certifique-se de que todas elas são mesmo as plantas indicadas e respeite as quantidades indicadas no momento do preparo. Em caso de qualquer reação incomum, é preciso procurar um médico e suspender o uso do chá.

Receitas e Naturais em seu email