Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Pesquisar

Chá para Ansiedade

Há algum tempo, demos uma receita para o tratamento da ansiedade. À base de alecrim, o chá ajudou muitas pessoas conforme recebemos o retorno. Para complementar, vamos com outra dica, desta vez, usando um ingrediente bem conhecido por todos devido suas propriedades calmantes, o maracujá.

Ansiedade, nervosismo, estresse, depressão e outros males emocionais podem ser controlados se estivermos mais calmos, controlando nossos sentimentos e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida.

Vejamos a receita:

Você vai precisar de

Folha de Maracujá

Folha de Maracujá

  • Uma folha fresca de maracujá
  • Uma xícara de chá de água
  • Mel

Modo de Preparo:

Leve a xícara de água para ferver enquanto você pica a folha de maracujá. Quando a água estiver em ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a folha picada de maracujá, tampando o recipiente em seguida por cerca de cinco minutos.

Adoce com mel a seu gosto

Posologia

Beba duas xícaras do chá por dia

Cuidados

Gestantes e pessoas com problemas de hipotensão devem evitar o maracujá.

Informações Adicionais

Ansiedade, às vezes chamada de nervosismo, é uma reação biológica, que sofremos em reação antecipada de um momento de perigo, seja real ou imaginário. Criando uma excitação no sistema nervoso central, reagindo com palpitações, respiração ofegante, tonturas, suor frio, entre outros, como diarreia (o intestino solta).

A ansiedade é normal quando ela tem uma razão, como por exemplo, você vai para um entrevista de emprego, momentos antes de entrar na sala do entrevistador, passa aquele tanto de coisa na sua cabeça, você sente uma dor de barriga, sua mão sua frio, você começa a tremer. Mas você respira fundo, entra na sala e faz uma boa entrevista. Quando a ansiedade não tem causa aparente e paralisa a pessoa ela não é mais uma ansiedade qualquer e pode estar ligada a algum transtorno. Como Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno por questão de Fobia, ou outros.

Um transtorno de ansiedade, como a crise de pânico, pode deixar a pessoa em situação muito desconfortável, sendo necessário um acompanhamento psiquiátrico de mais perto. A síndrome do pânico é um medo, um estado de ansiedade agudo; muitas vezes a pessoa tem a impressão de estar enlouquecendo, ou que está tendo um infarto. Uma das causas possíveis dessas crises é o estresse e a depressão.

Para aliviar sintomas de ansiedade momentâneos, os chás são ótimos, pois eles acalmam e dão sensação de bem estar. E por ser natural e caseiro, sem contra-indicação pode ser usado por crianças (ansiedade infantil); as mulheres grávidas devem consultar o médico para uso de quaisquer chás, pelo risco de aborto.

Para quem desconta na comida toda a ansiedade, o uso do chá de maracujá é indicado pois o chá também favorece o emagrecimento. Quem acaba tendo insônia devido ao alto grau de ansiedade, também se beneficia, pois este chá abaixa a ansiedade e melhora o sono.

Para casos mais graves de ansiedade, associado à síndrome do pânico e depressão, é bom um acompanhamento médico e psicológico. Pois nestes casos, os chás podem não ser suficientes, mas podem servir de complemento do tratamento.

Mais Receitas e Dicas Naturais

Receitas e Naturais em seu email